24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

OAB Acre contesta restrições impostas pelo ISE e denuncia afronta à legislação federal

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) se manifestou firmemente contra a decisão do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) de restringir o acesso de advogados às unidades do órgão. A medida, que impõe limitações à atuação da advocacia, representa uma afronta direta ao Estatuto da Advocacia (Lei Federal nº 8.906/94), que assegura o livre exercício da profissão em qualquer repartição pública.

A OAB-AC, por meio de sua diretoria, argumenta que a regulamentação imposta pelo ISE não pode se sobrepor à legislação federal. O Estatuto da Advocacia garante aos profissionais da área o direito de se comunicarem livremente com seus clientes, sem qualquer interferência estatal indevida. A entidade ressalta que normas estaduais ou regulamentos internos de órgãos administrativos não podem restringir direitos expressamente protegidos por lei federal.

“A medida adotada pelo ISE configura evidente violação das prerrogativas da advocacia e afronta o Estatuto da Advocacia, que assegura o direito dos advogados de se comunicarem com seus clientes de forma reservada, sem a necessidade de agendamentos prévios ou outras restrições arbitrárias impostas por normativas estaduais ou internas de órgãos administrativos.”

Diante desse cenário, a OAB-AC ingressou com medidas cabíveis para garantir que a advocacia seja respeitada e que o direito de defesa dos assistidos não seja prejudicado. A seccional enfatiza que o impedimento imposto pelo ISE pode comprometer gravemente a ampla defesa e o devido processo legal, ferindo princípios constitucionais basilares.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes vão começar a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia

Jamile Romano

Educação do Acre aplica simulados para avaliação do Ideb

Redacao

FEM lança edital de R$ 1,4 milhão em premiação do Cultura Viva

Jamile Romano

Reeducandos da Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul trabalham na marcenaria do presídio

Marcio Nunes

Mailza recebe membros da Maçonaria acreana e reforça parcerias e projetos em prol da sociedade

Marcio Nunes

Irmãos são presos por agredir mãe idosa em Cruzeiro do Sul durante tentativa de extorsão por dinheiro

Kevin Souza