28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

“O X da Questão” de domingo, 20, na “TV Rio Branco canal 8.1” e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”

Foto: Reprodução

Santa Casa da Amazônia no “O X da Questão” destaca impacto social e transparência em ações na comunidade

O programa “O X da Questão“, transmitido pela TV Rio Branco, rádio Cidade FM 107.1 e YouTube, trouxe à tona o trabalho essencial da “Santa Casa na Comunidade” e as perspectivas políticas do Acre, com a participação do jornalista José Alexandro da Silva e do ativista Rui Birico.

O projeto “Santa Casa na Comunidade”, idealizado em 1990 por José Alexandro da Silva e Dr. Wilson Ribeiro, continua a ser um pilar de dignidade, saúde e esperança para a população acreana, especialmente em áreas carentes. Nos dias 18 e 19 de julho, a iniciativa realizou impressionantes 1.524 atendimentos em três ações sociais. Somente no dia 18, na Igreja Assembleia de Deus, foram 610 atendimentos, abrangendo consultas clínicas, pediatria, testes rápidos, eletrocardiogramas e nutrição. No dia seguinte, a Igreja Batista Restauração e a Escola Edmundo Pinto receberam 294 e 620 atendimentos, respectivamente, com uma gama de serviços que incluiu enfermagem, dermatologia, fisioterapia, psicologia e assistência social.

A equipe da Santa Casa, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos e assistentes sociais, dedica seu tempo e conhecimento para acolher os mais necessitados com respeito e dignidade. A diretoria da instituição, incluindo a diretora administrativa Catriane e o diretor geral Dr. Humberto, expressou preocupação com tentativas de desinformação e uso político do trabalho da Santa Casa, reforçando a honestidade e transparência de suas operações. Catriane detalhou que todas as solicitações são processadas administrativamente e as prestações de contas estão disponíveis no portal de transparência da Santa Casa da Amazônia (INBASES), que inclui balanços patrimoniais, contratos e extratos.

Dr. Humberto, que acumula as funções de diretor geral e diretor acadêmico do hospital. Ele abordou a complexidade da gestão hospitalar e a importância da formação contínua dos profissionais de saúde, também destacou a recente aquisição de equipamentos de última geração, fruto de uma emenda do senador Márcio Bittar, que incluem camas, arcos cirúrgicos, carros de anestesia e mesas cirúrgicas. Planos futuros preveem a instalação de 10 leitos de UTI (oito pediátricos e dois adultos) e quatro novas salas cirúrgicas, algumas equipadas para ensino. Entre 22 de maio e 20 de julho, a Santa Casa realizou 12.795 consultas, 5.745 cirurgias e 24.021 exames.

Catriane, contadora e diretora administrativa da Santa Casa da Amazônia, forneceu insights sobre a saúde financeira da instituição e os desafios de manter a sustentabilidade dos serviços prestados à comunidade.

Anderson Sandro, diretor de comunicação social e ação social da instituição, e figura central no programa Santa Casa da Comunidade, detalhou as iniciativas de aproximação com a população e os projetos sociais que complementam o atendimento médico.

Roberta Pessos, a presidente do (INBASES), compartilhou a visão estratégica da liderança, os planos futuros e o compromisso da instituição com a melhoria contínua da saúde pública.

Foto: Reprodução

A segunda parte do programa contou com a entrevista de Rui Birico, ex-vereador e suplente de deputado federal, que abordou o cenário político do estado. Birico elogiou a gestão do governador Gladson Cameli, destacando-o como um líder que prioriza o povo, promove grandes obras e transformações, como a construção da segunda maternidade e hospitais definitivos, além da criação de usinas de oxigênio durante a pandemia. Ele também manifestou apoio à vice-governadora Mailza, a quem descreveu como uma figura de amor, paz e união, projetando-a como a próxima governadora do Acre. Birico ainda ressaltou o sucesso da feira agropecuária local e criticou a perseguição política, defendendo a Santa Casa contra qualquer tentativa de uso indevido da instituição.

O programa encerrou com uma mensagem de agradecimento e bons votos aos telespectadores, reforçando o compromisso com a informação e o serviço à comunidade.

Foto: Reprodução

– No quadro “PRA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU”, o Rui Birico, ativista político, foi perguntados pelo jornalista José Alex para quem ele tiram ou não o chapéu.

Leia abaixo o Editorial:

Editorial

Boa noite, aos nossos telespectadores, amigos de todo o Brasil, aos amigos que moram em outros Países, um Tríplice e Fraternal Abraço.

Santa Casa na Comunidade

Senhoras e Senhores,

Enquanto alguns espalham desinformação e politicagem, nós levamos dignidade, saúde e esperança. Nos dias 18 e 19 de julho, a Santa Casa na Comunidade esteve presente em três ações sociais impactantes, realizamos 1.524 atendimentos com escuta, cuidado e amor. No dia 18, atendemos na Igreja Assembleia de Deus – Templo Sede se tornou um templo de saúde. Das 8h às 14h, realizamos 610 atendimentos, entre consultas clínicas, pediatria, testes rápidos, eletrocardiogramas e nutrição.

No dia 19, fomos chamados por duas igrejas, e não deixamos ninguém sem resposta. Na Igreja Batista Restauração, no bairro Airton Sena, foram 294 atendimentos, com foco em enfermagem, testes rápidos, nutrição e clínico geral. E também no dia 19, na Escola Edmundo Pinto, na Vila do INCRA, a pedido da Igreja Batista do Bosque, mais 620 atendimentos, com serviços que vão de clínica médica, dermatologia, pediatria, psicologia e assistência social.

Foram mais de 1.524 atendimentos apenas nos últimos dois dias, em comunidades humildes, onde a saúde do povo clama por atenção. Ali estavam eles: os médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, técnicos, assistentes sociais… Profissionais da saúde, que saíram de suas casas para doar o seu conhecimento, a sua compaixão e o seu tempo, cuidando de quem mais precisa.

Lá também estavam as crianças com febre, as mulheres com dor e sangramentos há anos, aguardando uma cirurgia. Idosos, mães, pais de família, jovens, todos acolhidos com dignidade e respeito, pelos profissionais do projeto Santa Casa na Comunidade.

Mas hoje, mais do que celebrar, eu preciso alertar.

Há quem tente destruir esse trabalho, seja por desinformação, seja por interesse político. E é por isso que eu falo — com a responsabilidade de quem está há mais de 30 anos à frente dessa Instituição:

Se alguém não gosta de mim, que me enfrente no campo das ideias. Mas não use a Santa Casa, para travar disputas políticas. Não use os pacientes como escudo. Não tire o pão de cada dia de quem vive da saúde.

Fazer jornalismo é ouvir os dois lados. É mostrar os fatos. É ir até a comunidade, olhar nos olhos da mulher que espera há meses para retirar um mioma, da senhora que sangra em silêncio esperando por uma histerectomia.

Mexer com a Santa Casa é, sim, mexer comigo. Mas acima de tudo, é mexer com vidas. Com o sagrado. Com a dor humana. Não vale a pena. Não se joga no lixo décadas de construção solidária, apenas para marcar pontos em um tabuleiro eleitoral.

Aos que estão fazendo isso, eu peço: Reflitam!!! Porque aumentar o sofrimento de quem já sofre, tirar empregos de pais e mães de família, ou bloquear atendimentos que salvam vidas… É algo que um dia terá que prestar contas ao Criador nosso Deus.

Esse é o nosso compromisso: não prometer, mas fazer. Não discutir, mas atender. E por isso, com a mesma firmeza com que estendemos a mão aos mais humildes, dizemos:

Não usem a dor alheia para fazer politicagem.Não ataquem a Santa Casa para tentar atingir minha imagem, ou a imagem de quem humanamente ajuda a população, o Senador Marcio Bittar, quer discutir politica, discuta no âmbito das ideias, defenda seus pontos de vista ou a causa que defende.

Eu me sinto atingido, sim!!! Mas atingem muito mais quem espera por uma cirurgia, um alívio, uma palavra, uma consulta, um exame de eletrocardiograma ou outros atendimentos.

São 30 anos de dedicação a essa Instituição. E não serão interesses mesquinhos que nos farão recuar.

Porque, no fim, o que está em jogo é a vida.E a vida merece ser respeito.

Eu sou

José Aleksandro da Silva Jornalista – CRP 0526/AC

Veja a entrevista na íntegra no canal do YouTube do programa “O X da Questão:

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acreanas que foram traficadas por homem na Bolívia e eram “escravas sexuais” são resgatadas

Jamile Romano

Protagonismo feminino, modernização e trabalho comunitário marcam 2024 na PMAC

Raimundo Souza

Anatel alerta Starlink que pode perder autorização para operar no Brasil

Raimundo Souza

Sebrae e Seagri assinam convênio de parceria para fortalecimento da cadeia produtiva do Café

Marcio Nunes

Marina defende criação de marco regulatório de emergência climática

Raimundo Souza

Mais de 12 mil atendimentos por síndrome gripal são registrados no Acre em 2025, aponta boletim

Jamile Romano