24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

O que é o PIX Agendado Recorrente e como funciona a nova modalidade

Atualizada em 29/10/2024 09:55

Passou a valer nesta semana o PIX Agendado Recorrente, nova modalidade do PIX permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

Funciona, por exemplo, para quem paga aluguel diretamente para outra pessoa física e quer automatizar os pagamentos mensais.

O pagamento para outros profissionais autônomos, que recebam como pessoa física ou por meio de CNPJ, também pode ser cadastrado no agendamento recorrente do PIX, como terapeuta, diarista, personal trainer e professor de música, por exemplo.

Além da recorrência no pagamento para serviços, a modalidade também permite o agendamento para outras situações, como mesadas para os filhos.

O PIX Agendado já era permitido pelo Banco Central do Brasil (BC), mas de forma facultativa — ou seja, os bancos não eram obrigados a oferecer o serviço. Agora, é um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras, seguindo as regras definidas pelo BC.O PIX Agendado já era permitido pelo Banco Central do Brasil (BC), mas de forma facultativa — ou seja, os bancos não eram obrigados a oferecer o serviço. Agora, é um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras, seguindo as regras definidas pelo BC.

A checagem de todos esses dados antes de concluir o cadastramento do PIX Agendado Recorrente diminui as chances de erro e outros problemas com os pagamentos.

Essa modalidade funciona de forma um pouco diferente do que será o PIX Automático — previsto pelo BC para 16 de junho de 2025.

O PIX Automático também será usado em cobranças recorrentes, mas apenas com pagamentos vinculados à CNPJs para serviços como contas de água e luz, mensalidades escolares, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo — como hoje já acontece no débito automático.

Diferentemente do PIX Agendado Recorrente, no PIX Automático é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança recorrente e caberá ao cliente autorizar os pagamentos, por meio de celular ou computador.

[G1]

Artigos Relacionados

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Raimundo Souza

Lula sobre fogo: “Negacionistas não podem ignorar a crise climática”

Raimundo Souza

Morre mulher espancada por marido na frente do filho na Vila Aliança

Raimundo Souza

MPF apura falhas no Disque 100 e cobra atualização do serviço para atender população trans e travesti

Jamile Romano

Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem compras de alimentos, diz Datafolha Para 54% dos entrevista

Jamile Romano

Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados

Jamile Romano