25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

O governo Lula destina R$ 4,5 milhões ao Acre para implementar medidas de enfrentamento à seca e aos incêndios.

Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Na semana passada, uma portaria foi divulgada no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Defesa Civil Nacional, que declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais em 22 municípios do Acre.

O governador Gladson Cameli publicou o decreto no mês passado em razão dos incêndios em áreas florestais, queimadas fora de controle e a significativa emissão de fumaça.

Após a validação do decreto, o Governo Federal iniciou a disponibilização de verbas para que o governo estadual possa executar as ações necessárias. A quantia inicial disponibilizada foi de R$ 4,5 milhões. A informação foi anunciada pelo coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (3), na Expoacre 2024.

Informações da IQAir, uma empresa suíça que analisa as condições atmosféricas globalmente, mostram que a qualidade do ar em oito estados do Brasil – incluindo o Acre – e no Distrito Federal é considerada insalubre. Além do Acre, estão na relação os estados de São Paulo, que tem enfrentado severos incêndios recentemente, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins.

Conforme a avaliação realizada pela empresa, a qualidade do ar é considerada boa quando os índices variam de 0 a 40, moderada entre 41 e 80, ruim de 81 a 120, muito ruim de 121 a 200, e péssima quando ultrapassa 200. A IQRAir apresentou um mapa que aponta as áreas com qualidade do ar mais baixa.

A capital Rio Branco, junto com Porto Velho (RO), apresentou o menor índice, ultrapassando os 200. Em Brasília, a marca é de 131, em Goiânia chega a 151 e em Uberaba, no Triângulo Mineiro, atinge 154.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sobrevivente de acidente que matou dois na Via Verde sai da sedação e já reconhece familiares no Acre

Raimundo Souza

Núcleo especializado em potencializar mentes brilhantes na educação de superdotados atende 200 alunos no Acre

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco sanciona pacote de novas leis voltadas à proteção social, inclusão e desenvolvimento urbano

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre inaugura “Closet Solidário” para acolhimento de vítimas de violência doméstica e sexual

Raimundo Souza

Movimentação de fãs marca início da noite na Arena de Shows da Expoacre, com público ansioso para apresentação de Gusttavo Lima

Raimundo Souza

O município de Rio Branco testou com sucesso novo sistema de alerta para a população

Raimundo Souza