23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

O governo Lula destina R$ 4,5 milhões ao Acre para implementar medidas de enfrentamento à seca e aos incêndios.

Publicado em 04/09/2024
Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Na semana passada, uma portaria foi divulgada no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Defesa Civil Nacional, que declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais em 22 municípios do Acre.

O governador Gladson Cameli publicou o decreto no mês passado em razão dos incêndios em áreas florestais, queimadas fora de controle e a significativa emissão de fumaça.

Após a validação do decreto, o Governo Federal iniciou a disponibilização de verbas para que o governo estadual possa executar as ações necessárias. A quantia inicial disponibilizada foi de R$ 4,5 milhões. A informação foi anunciada pelo coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (3), na Expoacre 2024.

Informações da IQAir, uma empresa suíça que analisa as condições atmosféricas globalmente, mostram que a qualidade do ar em oito estados do Brasil – incluindo o Acre – e no Distrito Federal é considerada insalubre. Além do Acre, estão na relação os estados de São Paulo, que tem enfrentado severos incêndios recentemente, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins.

Conforme a avaliação realizada pela empresa, a qualidade do ar é considerada boa quando os índices variam de 0 a 40, moderada entre 41 e 80, ruim de 81 a 120, muito ruim de 121 a 200, e péssima quando ultrapassa 200. A IQRAir apresentou um mapa que aponta as áreas com qualidade do ar mais baixa.

A capital Rio Branco, junto com Porto Velho (RO), apresentou o menor índice, ultrapassando os 200. Em Brasília, a marca é de 131, em Goiânia chega a 151 e em Uberaba, no Triângulo Mineiro, atinge 154.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seplan divulga resultado da pesquisa de cesta básica de agosto

Redacao

Prefeitura anuncia implantação de CAPS 24h e residência terapêutica até o fim do ano

Raimundo Souza

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Jamile Romano

Nota pública sobre abertura oficial da programação natalina

Raimundo Souza

TCE-AC aprova Plano de Gestão de Sustentabilidade e consolida nova política institucional voltada ao desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza

Centro de Línguas inicia rematrículas nesta quinta

Jamile Romano