30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Atualizada em 10/03/2024 11:07

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste para detecção de HPV em mulheres classificado pela própria pasta como inovador. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ginecologista Júlio César Teixeira conduz, há quase sete anos, um programa de rastreamento de HPV que utiliza o teste agora será disponibilizado na rede pública.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico confirmou o caráter inovador do teste e explicou que a proposta é que ele passe a substituir o exame popularmente conhecido como Papanicolau.

Ainda de acordo com o ginecologista, a tecnologia permite que a testagem seja feita apenas de cinco em cinco anos, enquanto o rastreio do HPV pelo Papanicolau deve ser realizado a cada três anos.

Teixeira também detalhou a relação da infecção por HPV com alguns tipos de câncer que vão além do câncer de colo de útero, como o de boca, na vulva, no pênis e no canal anal. Para o especialista, a testagem do HPV, somada à vacinação precoce em adolescentes com até 15 anos, pode mudar o cenário de saúde pública no país.

Atualmente, 16 mulheres morrem por câncer de colo de útero no Brasil – uma a cada 82 minutos, com idade média de 45 anos. “Isso poderia ser evitado. Esse é o nosso foco”.

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados

Sebrae destaca potencial de negócios durante 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre

Marcio Nunes

Petecão propõe escritório da ANM no Acre e agilidade nas licenças para exploração mineral

Marcio Nunes

Projeto de costura promove profissionalização e oportunidade de recomeço a detentas no Acre

Jamile Romano

Governo do Acre convoca 253 profissionais para atuar na Saúde

Jamile Romano

Bocalom recebe visita do secretário de Relações Federativas do Acre Fabio Ruada

Marcio Nunes

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês

Jamile Romano