22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Novo sistema de alertas da Defesa Civil começa a funcionar no Acre neste sábado

Publicado em 18/09/2025


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lança neste sábado (20) o Defesa Civil Alerta, sistema que começa a operar inicialmente em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão. A ferramenta, desenvolvida pelo Governo Federal, envia mensagens de emergência diretamente para celulares, sem necessidade de cadastro, e tem como objetivo ampliar a comunicação em situações de risco iminente.

Segundo Ricardo Branco, coordenador de Alerta e Inovação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), o sistema funcionará em aparelhos fabricados a partir de 2020 e homologados pela Anatel, conectados às redes 4G ou 5G. “Sempre que a Defesa Civil Estadual identificar um risco, será possível disparar o aviso para todos os celulares da região. A mensagem aparece como um pop-up na tela, interrompe o que a pessoa estiver fazendo, emite som mesmo em modo silencioso e só exige que se clique em ‘OK’”, explicou.

Apesar da inovação, o coordenador reforçou que o mecanismo é um complemento, e não substitui outros canais de comunicação, como rádio e televisão, principalmente em áreas onde o sinal de celular é instável.

O sistema foi projetado para ser simultâneo em todo o país e pode enviar alertas sobre diferentes tipos de desastres, como chuvas intensas, deslizamentos, incêndios florestais e alagamentos. Ele também não coleta dados pessoais nem permite interação além do simples reconhecimento do aviso.

No Acre, a operação será coordenada pela Defesa Civil Estadual, sob a responsabilidade do Coronel Carlos Batista. O centro de monitoramento fica na sede da instituição, ao lado do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco. De acordo com Batista, o envio seguirá protocolos de análise e autorização após a confirmação de riscos por órgãos de monitoramento.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula, sobre ida de Janja a Paris: ‘Mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa’

Raimundo Souza

Obras de asfaltamento do Estado beneficiam 500 famílias da estrada Dias Martins em Rio Branco

Raimundo Souza

Estado articula proposta de lei que flexibiliza renegociação de dívidas por meio do Refis

Jamile Romano

Enem PPL é aplicado nos 8 centros socioeducativos do Acre

Marcio Nunes

Em nota, prefeito Tião Bocalom presta solidariedade à família do ex-deputado Flaviano Melo; “Era um acreano que amava e se dedicava a sua terra e à sua gente”

Marcio Nunes

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Redacao