23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Novo RG: MPF entra com novo recurso e pede retirada do campo ‘sexo’ e unificação do nome de registro e nome social

Publicado em 16/07/2024

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a retirada do campo “sexo” e a unificação do campo “nome” – sem a distinção entre o nome social e o nome de registro civil – da nova carteira de identidade nacional (CIN). O recurso foi enviado no último dia 8 ao desembargador presidente do Tribunal Regional da 1ª Região

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) foi procurado pelo g1, por e-mail, mas, até a publicação desta reportagem, não respondeu sobre o recurso do MPF.

Tramitação na Justiça

 

Em janeiro deste ano, o MPF no Acre entrou com uma ação para excluir o campo “sexo” e unificar o nome social e o nome de registro civil no novo documento. A Justiça Federal do Distrito Federal acolheu o pedido e determinou que o layout da nova carteira de identidade fosse alterado em 60 dias.

No entanto, o governo federal entrou com recurso no Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), em Brasília,– alegando lesão à ordem pública e econômica – e conseguiu a suspensão da liminar.

Segundo o procurador da República que ajuizou o caso no 1º grau, no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, manter a atual configuração no novo RG contribui para a invisibilização da população trans.

“As regras atuais desrespeitam o direito ao nome social das pessoas transexuais e geram constrangimentos a integrantes da população LGBTQIA+ ao priorizar o nome de registro civil e o sexo biológico na carteira de identidade e sistemas governamentais”, diz o procurador da República.

Recurso do MPF

O novo recurso do MPF apresentado pela procuradora regional da República Michele Rangel de Barros Vollstedt Bastos pede que seja restabelecida a liminar feita pelo MPF do Acre em janeiro. Os documentos pedem:

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sábado é Dia D de vacinação contra pólio para menores de 5 anos

Raimundo Souza

Fim de uma era: William Bonner dá último “boa noite” no Jornal Nacional e cede cadeira a César Tralli; veja vídeo

Raimundo Souza

Ministério da Saúde prepara ação em 4 frentes contra médicos que faturam com conteúdos antivacina

Raimundo Souza

STF analisa amanhã decisão de Dino sobre emendas parlamentares

Jamile Romano

Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

Kevin Souza

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Redacao