28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Novo RG: MPF entra com novo recurso e pede retirada do campo ‘sexo’ e unificação do nome de registro e nome social

Atualizada em 16/07/2024 09:34

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a retirada do campo “sexo” e a unificação do campo “nome” – sem a distinção entre o nome social e o nome de registro civil – da nova carteira de identidade nacional (CIN). O recurso foi enviado no último dia 8 ao desembargador presidente do Tribunal Regional da 1ª Região

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) foi procurado pelo g1, por e-mail, mas, até a publicação desta reportagem, não respondeu sobre o recurso do MPF.

Tramitação na Justiça

 

Em janeiro deste ano, o MPF no Acre entrou com uma ação para excluir o campo “sexo” e unificar o nome social e o nome de registro civil no novo documento. A Justiça Federal do Distrito Federal acolheu o pedido e determinou que o layout da nova carteira de identidade fosse alterado em 60 dias.

No entanto, o governo federal entrou com recurso no Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), em Brasília,– alegando lesão à ordem pública e econômica – e conseguiu a suspensão da liminar.

Segundo o procurador da República que ajuizou o caso no 1º grau, no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, manter a atual configuração no novo RG contribui para a invisibilização da população trans.

“As regras atuais desrespeitam o direito ao nome social das pessoas transexuais e geram constrangimentos a integrantes da população LGBTQIA+ ao priorizar o nome de registro civil e o sexo biológico na carteira de identidade e sistemas governamentais”, diz o procurador da República.

Recurso do MPF

O novo recurso do MPF apresentado pela procuradora regional da República Michele Rangel de Barros Vollstedt Bastos pede que seja restabelecida a liminar feita pelo MPF do Acre em janeiro. Os documentos pedem:

Artigos Relacionados

Novo Ensino Médio não agrada a estudantes, professores e gestores

Marcio Nunes

MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

Raimundo Souza

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Jamile Romano

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

Jamile Romano

Preço da cesta de produtos da Páscoa tem queda de 0,4% no país

Marcio Nunes

Ibovespa fecha acima dos 131 mil pontos em nova alta histórica; dólar cai a R$ 4,90

Marcio Nunes