25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre

 

A partir desta terça-feira, 2, entra em vigor o Decreto nº 11.512, que reformula o cronograma de isenção da carteira de identidade nacional (CIN) no Acre. A medida, assinada pelo governador Gladson de Lima Cameli, visa melhorar o gerenciamento do fluxo operacional da emissão do documento, cuja validade das identidades emitidas antes da implantação da CIN se estende até 2032.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância da reformulação. “Essa atualização é crucial para garantir uma transição mais organizada e eficiente para o novo modelo de identidade, assegurando que todos os cidadãos possam ter acesso ao documento dentro de um prazo adequado”, afirmou Maciel.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, um dos benefícios do novo cronograma é que traz um planejamento mais claro e facilita o processo de isenção, especialmente para aqueles que ainda possuem o modelo antigo. Isso também diminui a pressão sobre os órgãos emissores, permitindo um atendimento mais ágil e eficaz.

“As identidades atuais, antes da CIN, tem a validade até ano de 2032. Assim, de forma gradual, o Instituto de Identificação da PCAC irá atualizar todos os Registros Gerais (RGs) do estado”, explicou Júnior César da Silva.

As condições para a isenção das taxas, que custam R$ 106,60, continuam as mesmas  conforme estabelecido em legislações anteriores. A isenção aplica-se nos casos de erro material por culpa do órgão emissor, primeira via no estado, validade não prevista em lei, e para carteiras de identidade danificadas ou extraviadas por desastres naturais, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco garante normalização no abastecimento de água ainda neste fim de semana

Raimundo Souza

Deputada Socorro Neri diz ser “vítima de violência política de gênero” dentro do PP

Jamile Romano

Pedido de Ajuda : Thiago Teles e família

Jamile Romano

Governo anuncia inicio das obras do Viaduto da Corrente para o inicio do verão

Marcio Nunes

Equipe do Projeto Cidadão enfrenta seca do Rio Iaco para levar atendimentos a aldeia indígena

Jamile Romano

Uma mulher que se atirou de ponte em Brasiléia sobrevive e é vista deixando o quintal; as autoridades estão em busca dela

Raimundo Souza