24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Nove fugitivos de presídio no Acre acumulam mais de 467 anos de condenações

Os nove detentos que escaparam do Complexo Penitenciário de Rio Branco acumulam, juntos, penas que ultrapassam 467 anos de prisão por crimes como homicídio, roubo e participação em organização criminosa.

Nesta segunda-feira (7), as buscas pelos foragidos chegaram ao 23º dia sem que nenhum deles tenha sido recapturado, conforme informações do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

A fuga ocorreu por volta das 6h da manhã do dia 19 de junho, a partir do pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório. Desde então, forças de segurança seguem mobilizadas em áreas urbanas e rurais de Rio Branco, com uso de drones e cães farejadores para tentar localizar os fugitivos.

Entre os condenados, destacam-se Ozeia Paulo Germana Ferreira, com sentença de 105 anos, seis meses e 11 dias, e Arthur Carvalho Gomes, condenado a 86 anos, três meses e três dias de prisão. As penas dos demais também são elevadas, variando conforme a gravidade dos crimes.

A maioria dos foragidos possui ligação com facções criminosas e histórico de reincidência. Além das condenações já existentes, todos poderão ter suas penas ampliadas por conta da fuga. O Código Penal prevê de seis meses a dois anos de prisão para quem se evade do sistema penitenciário, podendo haver agravantes dependendo das circunstâncias da fuga.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado realiza seminário para comemorar 20 anos do Parque Estadual Chandless

Raimundo Souza

Governo convoca para posse aprovados em concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado

Jamile Romano

Governo investe R$500 mil em laboratórios de informática em escolas do interior do estado

Marcio Nunes

Governo do Acre prorroga inscrições para 3ª edição do Qualicafé até 29 de agosto

Raimundo Souza

REDD+ Jurisdicional como alternativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Raimundo Souza

Governo realiza mutirão de cirurgias eletivas do programa Opera Acre em Tarauacá

Marcio Nunes