31.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Novas regras de licenciamento ambiental entram em vigor em Rio Branco a partir de 1º de dezembro

Publicado em 29/11/2025

Prefeitura assume controle do licenciamento e atualiza procedimentos para tornar análise ambiental mais eficiente e segura

A partir do dia 1º de dezembro, começam a valer as novas regras para o licenciamento ambiental em Rio Branco. O Decreto Municipal, publicado pela Prefeitura, estabelece o enquadramento das atividades e empreendimentos que passam a ser obrigados a se adequar às novas normativas. O objetivo é garantir que construções e usos com potencial de impacto ambiental sigam critérios técnicos atualizados, prevenindo danos ao meio ambiente e evitando prejuízos futuros aos próprios empreendedores.

Novas regras de licenciamento ambiental 5
“O licenciamento é um processo administrativo, que começa com uma licença prévia e também com uma certidão de viabilidade ambiental”, explicou Cledson. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Nós temos um decreto para análise desses processos em 30 dias ou até em 60 dias. Esses são os benefícios. E as atividades construídas de forma irregular, obviamente. O licenciamento é um processo administrativo. Então ele começa com uma licença prévia e também com uma certidão de viabilidade ambiental. Assim, nós avaliamos se o empreendimento ou atividade está no local de viabilidade ambiental. Caso não esteja, o processo é indeferido porque impede seu desenvolvimento correto”, ressalta Cledson Reis, chefe do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, explicou que o controle e o licenciamento ambiental eram, até então, responsabilidades do Governo do Estado. Com o novo decreto, essa atribuição passa oficialmente para a Prefeitura de Rio Branco, que, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será responsável pelo monitoramento das atividades e pela emissão das licenças ambientais legais.

Novas regras de licenciamento ambiental 1
“Foi uma vitória dessa gestão conseguir trazer o licenciamento ambiental para o município de Rio Branco”, destacou Flaviane (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Foi uma vitória dessa gestão conseguir trazer o licenciamento ambiental para o município de Rio Branco. A Portaria nº 13/2025 define quais são as atividades econômicas de impacto local. São 839 atividades, das quais quase 300 são dispensadas do licenciamento ambiental. O licenciamento é uma medida preventiva, pois nos permite avaliar o local onde o empreendimento será instalado, identificar risco de alagação ou possíveis danos futuros conforme o projeto proposto. Tudo isso é avaliado nessa fase do licenciamento”, destacou a secretária.

A normativa entra em vigor no dia 1º de dezembro deste ano e revoga a Portaria nº 7, de 24 de maio de 2024, atualizando e modernizando o procedimento de licenciamento ambiental no município.

 

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Câmara de Rio Branco deve votar ampliação do prazo para adesão ao Refis do IPTU

Kevin Souza

TJAC cria Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional

Jamile Romano

Atletas acreanos vão participar do 30° campeonato Brasileiro de Kung-Fu que acontece em São Paulo

Marcio Nunes

Estado encaminha primeiras remessas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde aos municípios atingidos pela cheia dos rios

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli: “Nosso adeus ao amigo Flaviano Melo”

Raimundo Souza

VÍDEO: Turistas fogem de piscina em todo de prédio durante terremoto na Tailândia

Raimundo Souza