24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Nova Tarifa Social: Energisa explica como vai funcionar

Famílias beneficiadas com descontos nas contas chega a 100% do consumo de energia
A Medida Provisória 1.300/2025 ampliou o alcance da tarifa social de energia elétrica em todo o País, beneficiando mais de 90.994 famílias de baixa renda nos 22 municípios do Acre. A Aneel já regulamentou que a nova tarifa social começou a valer integralmente desde o último sábado, dia 5 de julho. De acordo com as novas regras, clientes com renda per capita de meio salário-mínimo e consumo de até 80 kW/h terão isenção total da energia consumida e dos impostos federais.
“A tarifa social é concedida automaticamente às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por isso, nós alertamos que é essencial manter os dados atualizados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do seu município. Importante sinalizar qualquer mudança de endereço, telefone ou e-mail, também na Energisa”, reforça a coordenadora da Energisa Acre, Camila Pessoa.
Condições da nova tarifa social
Famílias com consumo de até 80 kWh por mês e renda per capital de até meio salário-mínimo podem ter isenção total no consumo de energia. Mas, a conta pode incluir ICMS e contribuição de iluminação pública, de acordo com as leis estaduais e municipais. Clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas, quilombolas ou atendidos pelos Sistemas Isolados (SISOLs) só serão cobrados pelo consumo que exceder 80kwh.
Quando começa a valer a atualização
As atualizações começaram a valer para contas emitidas a partir do último sábado, dia 5 de julho, de acordo com as diretrizes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Quem se enquadrar nos novos critérios e estiver com o CadÚnico atualizado pode começar a receber o benefício automaticamente, após a análise e confirmação dos dados.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre declara emergência em saúde pública para conter risco de surto de sarampo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco leva palestra sobre racismo ambiental à programação do “Aleac Levando Ciência”

Marcio Nunes

Clubes acreanos se unem em apoio à permanência de Adem Araújo na presidência da FFAC

Jamile Romano

Estado capacita mais de 24 mil servidores e consolida qualificação como eixo estratégico da gestão pública

Marcio Nunes

Ifac abre inscrições nesta quarta-feira (05.11) para Oficina de Bordado Livre “Ponto a Ponto”

Redacao

Prefeitura mantem a limpeza dos quatro cemitérios de Rio Branco mesmo no período das chuvas

Jamile Romano