25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nova lei garante atendimento prioritário a advogados em Rio Branco

Publicado em 17/10/2025

A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Lei Municipal nº 2.608, que assegura atendimento prioritário a advogados no exercício da profissão em órgãos públicos e instituições situadas na capital acreana.

De acordo com a nova legislação, advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terão prioridade de atendimento nas repartições públicas municipais, tanto da administração direta quanto indireta, além de empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras que operam em Rio Branco.

Para ter acesso ao benefício, o profissional deve apresentar a carteira da OAB. A apresentação de procuração não será exigida, exceto nos casos que corram em segredo de justiça.

A nova norma estabelece que o atendimento prioritário aos advogados deve ser equiparado ao já garantido a idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e demais grupos protegidos por legislação específica.

O texto da lei também prevê a aplicação de multa diária em caso de descumprimento, desde que respeitado o devido processo administrativo, com garantia de contraditório e ampla defesa. Os órgãos e instituições alcançados pela nova regra terão um prazo de 90 dias para se adequar às exigências.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Manaus, governador prestigia condecoração dada à presidente do Tribunal de Justiça do Acre e fala da integração dos Poderes

Marcio Nunes

Quase 70 crianças estão internadas em hospital do AC com sintomas de bronquiolite, diz Saúde

Jamile Romano

Acre recebe R$ 14,4 milhões da PNAB e consolida protagonismo nas políticas culturais do país

Raimundo Souza

Influenciador que subiu a rampa com Lula critica governo federal

Raimundo Souza

Frio intenso chega ao Acre na segunda-feira

Raimundo Souza

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Kevin Souza