25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

No Juruá, Semana da Prematuridade é encerrada com destaque ao compromisso do governo do Acre com a pauta

Publicado em 23/11/2024

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, realizou, em Cruzeiro do Sul, a Semana da Prematuridade, em alusão ao Novembro Roxo, que é o mês de conscientização e sensibilidade da sociedade para a causa da prematuridade.

Caminhada marca o encerramento da Semana da Prematuridade. Foto: João Pedro/Secom

Com início das atividades com uma vasta programação no último domingo, 17, a Semana da Prematuridade encerrou-se neste sábado, 23, com uma caminhada com concentração em frente ao Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, visando fortalecer a rede de apoio às famílias de bebês prematuros.

Governo do Acre fortalece rede de apoio às famílias de bebês prematuros. João Pedro/Secom

“Todos os anos nós nos mobilizamos para levantar a bandeira do novembro roxo. O Acre tem um alto índice de partos que acontecem antes do tempo e a prematuridade ainda é a principal causa de morte de criança menor de 5 anos. Desenvolvemos várias ações, finalizando com essa caminhada com o objetivo de chamar a atenção da população para essa temática”, pontou Igle Monte, gerente-geral do Hospital da Criança e da Mulher do Juruá.

Semana da prematuridade fortalece o novembro roxo. Foto: João Pedro/Secom

“Eu me deparei com esse caso de prematuridade há cinco anos com a chegada dos meus filhos gêmeos. Todos os prematuros precisam de cuidados especiais, de atendimentos especiais e eu tive esse acolhimento aqui na maternidade. A prematuridade deve ser uma causa de toda a sociedade, de todo o mundo”, expressou Alderlândia da Rocha.

A programação da Semana da Prematuridade contou ainda com uma missa na catedral Nossa Senhora da Glória, um simpósio com 513 inscritos e uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. A programação incluiu rodas de conversas, oficinas e exposições interativas, abordando temas como prevenção da prematuridade, avanços tecnológicos no cuidado neonatal e suporte psicológico para famílias.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre empossa novos servidores para o Instituto de Administração Penitenciária

Marcio Nunes

Após polêmicas, Bocalom exonera Paulo Machado da Secretaria Municipal de Educação

Jamile Romano

Neguinho da Beija-Flor se apresenta no encerramento do Carnaval da Família

Jamile Romano

Governo do Acre institui comitê que promove equidade de gênero, raça e valorização a trabalhadores do SUS

Marcio Nunes

Prefeito Tião Bocalon faz visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre

Marcio Nunes

Polícia Civil realiza ação de emissão da Carteira de Identificação Nacional em Sena Madureira

Kevin Souza