23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

No Juruá, governo intensifica ações ambientais através da Operação Contenção Verde

Publicado em 19/08/2025

O governo do Acre segue fortalecendo as ações integradas de combate ao desmatamento e às queimadas, protegendo a floresta, a biodiversidade e garantindo a qualidade de vida da população. A quarta fase da Operação Contenção Verde foi lançada em Rodrigues Alves, nesta terça-feira, 19, no Estádio Municipal Pedro Santana, concretizando mais uma importante ação preventiva, ostensiva e contínua de combate aos ilícitos ambientais no estado.

A ação foi coordenada pela Casa Civil e executada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar do Acre (PMAC), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Defesa Civil Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Programa REM.

A operação ambiental, que foi lançada em 26 de fevereiro de 2025, já teve suas ações nos municípios de Feijó e Tarauacá (primeira fase), Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard (segunda fase), Manoel Urbano, Sena Madureira e Acrelândia (terceira fase) e agora chegou ao Juruá, sendo lançada no município de Rodrigues Alves, objetivando mitigar, prevenir e combater o desmatamento e as queimadas ilegais.

Por meio do Grupo Operacional de Comando e Controle (GOCC) e a parceria com órgãos estaduais e federais de meio ambiente, forças de segurança e prefeituras, a Operação Contenção Verde mantém as ações estratégicas de observação dos lugares onde há mais incidências de desmatamento e índices limítrofes de impactos ambientais. Esse fator observacional é fundamental para a verificação da necessidade de intensificação das atividades de educação ambiental, atendimento e acolhimento ao trabalhador rural em determinada localidade, disponibilizando in loco, não apenas fiscalização ou punição, mas, sobretudo, educação, regularização e conscientização.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com 17,52m rio Acre estabiliza e dá esperança de começar baixar nas próximas horas

Marcio Nunes

Mostra culinária do Acre encanta participantes do Salão Nacional do Turismo

Marcio Nunes

Acre integra painel ‘Cacau amazônico: inovação, conservação e mercado global’ na COP30

Raimundo Souza

Governo avança em obras da Nova Maternidade, Orla do Quinze e demais projetos importantes do Segundo Distrito de Rio Branco

Jamile Romano

Em meio ao crescimento de queimadas, qualidade do ar piora e poluição pode afetar grupos de risco no Acre

Jamile Romano

Salas do Empreendedor disponibilizam atendimento em 10 cidades do Acre

Jamile Romano