30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

No Espaço Cultural da Calma, governo apresenta programação variada durante Semana de Conscientização sobre o Autismo

Atualizada em 30/03/2025 11:45

Por Victor Hugo dos Santos da Costa (estagiário)

Com a aproximação do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a ser celebrado na próxima quarta-feira, 2, o Espaço Cultural da Calma, no Via Verde Shopping, com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM) e da Universidade da Amazônia (Unama), prepara uma programação especial de 1º a 5 de abril.

A iniciativa busca promover a visibilidade de pessoas neurodivergentes e ampliar o conhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Coordenadora do Espaço Cultural da Calma, Eloilma Lima, convida para as atividades no local. Foto: Arquivo/FEM

As atividades começam com oficinas e triagem, e também esclarecimentos de dúvidas sobre a intervenção ABA, com fisioterapeuta.

A partir das 19h acontecem as palestras no auditório da Unama, no Via Verde Shopping, com a participação de Rauana Batalha Albuquerque Mendes, pós-graduada em Intervenção ABA para autismo, que ministrará a palestra “Conhecendo o Autismo pelo lado de dentro do espectro”.

Logo após, a psicóloga Carolina Pisano, psicóloga, mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica, abordará os desafios da maternidade atípica.

Já o professor da Universidade Federal do Acre, Reginâmio Bonifácio, discutirá os aspectos da paternidade atípica. A psicóloga e mestre em ABA, Celeste Costa, encerra o evento falando sobre os Vícios Digitais.

A semana seguirá com uma série de atividades, incluindo oficinas, exposições de livros e pinturas, além de assistência terapêutica, fonoaudiológica, neuropsicológica, terapêutica e análise comportamental.

Eloilma Lima, coordenadora do Espaço Cultural da Calma, ressalta a importância de a população acreana desenvolver consciência sobre o cuidado com essa comunidade.

“É necessário saber como lidar e interagir com eles de uma maneira afetiva. Esse é o momento para a população vir até o Espaço Cultural da Calma, para falarmos sobre conscientização. A conscientização é vida”, destacou.

Programação:

Dia 1º (terça-feira)
14h – Oficina de organização de brinquedos.
15h às 19h – Vivência com a fisioterapeuta, prancha de equilíbrio; Triagem e esclarecimento de dúvidas sobre a intervenção ABA; Pinturas; atendimento ao público da Defensoria Pública do Estado.
19h – Palestra – Os Vícios Digitais.
19h30 – Palestra – Os desafios da paternidade atípica.
20h – Palestra – Conhecendo o Autismo pelo lado de dentro do espectro.

Dia 2 (quarta-feira)

10h- Roda de conversa com o especialista: Dúvidas e acolhimento.

Dia 3 (quinta-feira)

15h às 18h – Exposição de sala de recurso multifuncional e Panfletagem.

Dia 4 (sexta-feira)
15h às 19h: Fonoaudióloga; Neuropsicóloga; Assistente Terapêutica; Psicólogo Clínico e Analista do Comportamento.

Dia 5 (sábado)
16h – Experiência Sensorial e Suas Respostas Comportamentais – No Meu Mundo.

Artigos Relacionados

Pacientes recebem novas córneas através de transplantes realizados na Fundhacre

Raimundo Souza

Governo do Acre segue com as obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo

Raimundo Souza

Companhia aérea deve indenizar criança com transtorno do espectro autista e genitora

Jamile Romano

Justiça nega pedido de Ednaldo Rodrigues para voltar à presidência da CBF

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco vai reforçar vacinação contra a Covid-19; 15 mil doses nos próximos dias

Marcio Nunes

Seminário discute Educação Especial inclusiva e os desafios para superar o capacitismo no Acre

Marcio Nunes