25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

No Dia Nacional da Imunização, Saúde do Acre reforça importância da vacinação como ferramenta de prevenção

Publicado em 09/06/2025

Neste 9 de junho é celebrado o Dia Nacional da Imunização, data que reforça a importância da vacinação, como uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças infecciosas. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) aproveita a ocasião para lembrar a população sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado.

A vacinação é uma estratégia fundamental para reduzir a incidência e a transmissão de doenças, diminuindo os casos de internações e óbitos. Além de proteção individual, trata-se de um compromisso coletivo com a saúde pública.

“Neste ano, celebramos 52 anos de vacinação no Brasil, um marco que representa a proteção da população, inclusive no Acre. Doenças como difteria, coqueluche, tétano e rubéola estão há anos sem registro em nosso estado, graças ao sucesso das ações efetivas de vacinação”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles.

A imunização pode ser realizada por meio de vacinas, imunoglobulinas ou soros, de forma passiva ou ativa, e tem como objetivo estimular o organismo a produzir anticorpos que fortalecem a resistência contra diversos agentes infecciosos. Enquanto alguns anticorpos são produzidos naturalmente, outros precisam ser estimulados por meio da vacinação.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido mundialmente pela excelência em imunização. Isso porque o país tem um dos melhores e mais completos calendários vacinais do mundo, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Através da vacinação conseguimos controlar e até erradicar doenças que ainda ocorrem em outras regiões do país. Um exemplo é o sarampo, que não registra casos no Acre desde o ano 2000. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é uma das que possui maior cobertura no estado”, explica Renata Quiles.

As vacinas são compostas por agentes inativos ou atenuados que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater vírus e bactérias com mais eficiência. Dessa forma, o corpo desenvolve imunidade e está mais preparado para enfrentar possíveis infecções.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de dúvida, os profissionais de saúde estão à disposição para orientar sobre quais vacinas estão disponíveis e quais devem ser atualizadas. Manter a vacinação em dia é um gesto de responsabilidade com a própria saúde e com a de toda a sociedade.

Imunização no Acre

No Acre, o Sistema Público de Saúde oferece gratuitamente 32 vacinas, 12 soros e 4 imunoglobulinas para diferentes fases da vida, desde bebês até idosos, em 229 salas de vacina espalhadas pelo estado.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível o ano todo nos postos de saúde de todo o estado. A medida segue a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação, que agora inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.

Já o imunizante contra a covid-19 prossegue no Calendário Nacional para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes. Para grupos especiais acima de 5 anos, a imunização estará disponível regularmente nos postos de saúde.

Quem tem imunidade baixa (imunocomprometidos) deve se vacinar a cada seis meses. Outros grupos devem receber a dose uma vez por ano, incluindo:

  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
  • Indígenas e ribeirinhos;
  • Puérperas não vacinadas durante a gestação;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas em situação de rua.

A Sesacre reforça a importância da vacinação e orienta que a população busque os postos de saúde para se imunizar e garantir proteção contra as doenças.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seagri dá início às etapas de avaliação física e sensorial das amostras do concurso Qualicafé

Marcio Nunes

Do zero à heroína: transformando o controle interno em motor de inovação

Raimundo Souza

Cursos gratuitos do Sebrae chegam aos consumidores por meio de campanha em supermercados

Marcio Nunes

Campus Cruzeiro do Sul oferta vagas remanescentes para cursos superiores

Jamile Romano

Estado garante o emprego de centenas de trabalhadores ao finalizar a integração dos servidores do Igesac à folha da Secretaria de Saúde

Raimundo Souza

27 comunicadores do Acre concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jamile Romano