25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

No dia da Mulher, Semulher promove atendimento psicológico, jurídico e social e realiza palestra Feminicídio Zero em Rio Branco e Xapuri

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado, 8, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) participa de ações no Horto Florestal e na Escola Paulo Freire, em Rio Branco e na Associação do Pae Equador, no Ramal da Fazendinha, na zona rural de Xapuri, com atendimento psicológico, jurídico e social e palestra Feminicídio Zero.

Atendimento às mulheres no Horto Florestal, em Rio Branco. Foto: Franklin Lima/Semulher

Além dos serviços, a equipe multidisciplinar da Semulher também realiza abordagens educativas e entrega de material informativo. As orientações contam com explicações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência, os canais de denúncia e os programas que a Secretaria da Mulher desenvolve.

Ação do Dia da Mulher no Bairro Belo Jardim. Foto: Rebeca Martins/Semulher

No Belo Jardim, a ação organizada pela comunidade da Escola Paulo Freire disponibilizou serviços de aferição de pressão, teste rápido, vacinação, bem como 2ª via de Certidão de Nascimento, 2ª via de Atestado de Óbito e Registro Civil, tendo como parceiros a Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

No Horto Florestal, além do atendimento médico, as mulheres também tiveram um espaço de lazer e beleza, a fim de incentivar o autocuidado e a autoestima. A atividade teve como parceiros a Secretaria Municipal de Rio Branco, Ministério Público, entre outras autoridades e o comércio local.

A titular da pasta da Mulher, Márdhia El-Shawwa, explica que as ações, que iniciaram na última quinta-feira, 6, seguem intensificadas durante todo o mês de março. “Esse é o mês das mulheres e por isso planejamos várias atividades, na capital e principalmente no interior, tanto na zona urbana quanto rural, queremos alcançar essas mulheres e oferecer os serviços que muitas necessitam”, disse.

Semulher promove atendimento psicológico, jurídico e social. Foto: Rebeca Martins/Semulher

Maria Pereira, moradora do Bairro Belo Jardim, recebeu atendimento social e enfatizou que atividades itinerantes como a que a Semulher executa, contemplam pessoas que moram em regiões mais afastadas. “Eu achei ótimo o atendimento, queria que tivesse mais vezes para termos mais oportunidades. É muito difícil para a gente se deslocar daqui, então é muito bom quando recebemos [atendimento] aqui ou nos bairros próximos”, destacou.

Semulher e MMC em dinâmica com mulheres em Xapuri. Foto: Kauã Cabral/Semulher

Na zona rural de Xapuri, as mulheres receberam a palestra Feminicídio Zero, participaram de dinâmicas de empoderamento e puderam tirar dúvidas sobre a legislação vigente de proteção às mulheres. O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) foi parceiro na ação.

“O Movimento de Mulheres Camponesas junto a Secretaria da Mulher está aqui em Xapuri, na floresta, trazendo informação e políticas públicas para essas mulheres. O importante é a secretaria chegar nos lugares mais distantes, na ponta, onde as mulheres estão e necessitam”, destacou a representante do MMC, Geovana Castelo Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado entrega centenas de cestas básicas e kits de vestuário social a famílias de Pessoas com Deficiência

Marcio Nunes

Em parceria com os Municípios e a União, Estado atua no combate às queimadas no Juruá

Jamile Romano

Confira as 196 vagas de emprego ofertadas pelo Sine nesta terça-feira, 17

Jamile Romano

Gladson Cameli, governador do Acre, assinou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 no valor de R$ 12.159.409.777,65

Raimundo Souza

MPAC denuncia assessor parlamentar por violência doméstica em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Saúde promove webinário sobre “masculinidades, jogos e apostas em alusão ao Dia do Homem

Raimundo Souza