25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

No Dia da Amazônia, exposição de fotos da Sema na Expoacre revela a beleza das paisagens e povos amazônicos

Publicado em 06/09/2024

No Dia da Amazônia, celebrado nesta quinta-feira, 5 de setembro, em meio à movimentação da Expoacre, uma exposição de fotos organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) tem capturado a atenção dos visitantes. A mostra reúne trabalhos de fotógrafos acreanos que retratam com sensibilidade e beleza as paisagens e os povos amazônicos.

Exposição de fotos da Sema atrai visitantes na Expoacre. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

A exposição faz parte do estande tecnológico que retrata os impactos das mudanças climáticas e busca, por meio das imagens, sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservar e conservar a riqueza natural e cultural da região.

Composta por 30 fotografias, a mostra traz imagens que vão desde as florestas densas até os retratos dos povos indígenas e ribeirinhos, revelando a profunda conexão dessas comunidades com o meio ambiente. As fotos destacam também a biodiversidade única da Amazônia acreana.

O servidor público Sandro Bezerra visitou a exposição e disse ter se impressionado com o que viu. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

O servidor público Sandro Bezerra visitou o estande tecnológico da Sema e aproveitou para conferir a exposição.

“Achei a iniciativa da Sema em fazer esse estande muito boa. Fiquei impressionado, gostei da exposição de fotos pra mostrar para a gente como é o meio ambiente protegido, com seus povos, animais, floresta, rios, cachoeiras. E também gostei de ver a história do que estamos vivendo neste momento de eventos climáticos extremos. Foi realmente uma imersão”, afirmou.

Os visitantes são convidados a atravessar um túnel de bambu, que leva até o espaço onde estão expostas as fotografias. Esse ambiente foi pensado para inspirar uma reflexão sobre a importância de proteger a floresta e seus habitantes.

Julie Messias, secretária do Meio Ambiente, disse que a ideia é conectar o público com a causa ambiental. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou a importância da arte como ferramenta de sensibilização ambiental.

“A fotografia tem o poder de sensibilizar e mobilizar as pessoas. Ao trazer essas imagens para a Expoacre, esperamos que o público se conecte com a causa ambiental de uma maneira profunda e significativa. Cada imagem é um alerta para a importância de cuidarmos da Amazônia e de respeitarmos aqueles que a habitam” afirmou.

Mostra reúne trabalhos de fotógrafos acreanos que retratam com sensibilidade e beleza as paisagens e os povos amazônicos. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Entre os fotógrafos que participam da exposição estão nomes consagrados da fotografia acreana como Marcos Vicentti, Alexandre Cruz-Noronha, Diego Gurgel e o fotógrafo internacionalmente conhecido André Dib.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Produção agrícola do Acre ultrapassa R$ 730 milhões com destaque para lavouras temporárias

Jamile Romano

Governo do Acre altera regras do IPVA e reconhece restituições feitas em 2025

Kevin Souza

Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre

Marcio Nunes

PGE do Acre prepara novo concurso para procurador com pelo menos 10 vagas

Kevin Souza

Governo sorteia artesãos para Galpão do Empreendedorismo na Expoacre

Raimundo Souza

Prefeitura realiza limpeza preventiva das lagoas de captação da ETA II

Jamile Romano