23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

No Acre, ministro Barroso diz que o estado está perdendo a guerra para o tráfico facções criminosas

Publicado em 24/07/2024

Durante entrevista coletiva em Rio Branco, no Acre, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se posicionou sobre o estado e a Amazônia Brasileira, virarem rota do tráfico internacional de drogas nos últimos anos.

O ministro declarou que o Acre está perdendo a guerra para o tráfico e para as facções criminosas e que vê essa questão com muita ‘preocupação’.

“Nós temos dois problemas: o Brasil é rota de tráfico e agora se tornou um dos grandes consumidores mundiais de drogas. A maneira que nós temos enfrentado a guerras às drogas não está dando certo. Nós estamos perdendo. Eu acho que nós precisamos das melhores mentes se debruçarem sobre o problema e pensarem qual a melhor forma de enfrentar o tráfico de drogas”, disse o ministro.

O ministro foi além e afirmou ser difícil encontrar uma solução a curto prazo: “Se optarmos pelo repressão, é preciso asfixiar financeiramente as organizações, monitorar o dinheiro, os ganhos de carregamentos, ir atrás dos grandes traficantes e parar de prender menino pobre e de periferia. Ou, em alguns países está sendo feito uma experiência de legalização, começando pela maconha. Essa providência dependeria do Congresso. Não estou defendendo um modelo ou outro. Estou dizendo que o que nós estamos fazendo não está funcionando”, completou o ministro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inmet : terça será com tempo encoberto e pancadas de chuva em todo Acre

Jamile Romano

Educação utiliza software para otimizar gestão da alimentação escolar

Jamile Romano

De Xangai a Chancay, para o Brasil pelo Acre

Raimundo Souza

TJAC realiza Projeto Cidadão em Assis Brasil entre os dias 22 e 25 de outubro

Jamile Romano

Prefeitura conclui pós-graduação em Gestão Escolar e fortalece formação de gestores educacionais

Marcio Nunes

Deracre reforça base da Passarela Joaquim Macedo em nova etapa de obra

Raimundo Souza