23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nível do Rio Acre segue em queda e preocupa autoridades em Rio Branco

Publicado em 21/08/2025

O nível do Rio Acre continua a baixar e foi registrado em 1,55 metro nas primeiras horas desta quinta-feira, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco às 5h18. O dado reforça a tendência de estiagem que já começa a gerar preocupação entre as autoridades locais.

Com esse nível, o rio permanece muito distante tanto da cota de alerta, que é de 13,50 metros, quanto da cota de transbordo, fixada em 14 metros. Segundo os técnicos da Defesa Civil, houve uma leve queda em comparação aos últimos dias, e o baixo volume de chuvas nas últimas 24 horas, apenas 3,4 milímetros, foi insuficiente para reverter o quadro.

A situação do manancial é especialmente sensível por se tratar da principal fonte de abastecimento de água da capital acreana. A estiagem prolongada já começa a causar impactos visíveis em comunidades ribeirinhas. Em vários trechos do rio, bancos de areia estão expostos, dificultando a navegação de embarcações de pequeno porte. O transporte de pessoas e mercadorias também vem sendo comprometido em áreas mais isoladas.

As autoridades seguem monitorando o nível do rio e alertam para os riscos relacionados à escassez de água, à dificuldade de acesso em regiões remotas e à possibilidade de agravamento do quadro nos próximos dias, caso não haja aumento significativo no volume de chuvas.

[KEVIN MORAIS]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom exonera Helder Paiva da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em Parque Zoobotânico de João Pessoa; veja o vídeo

Raimundo Souza

Rosana Gomes é empossada Prefeita de Senador Guiomard para mais um mandato

Jamile Romano

Campus Cruzeiro do Sul oferta vagas remanescentes para cursos superiores

Jamile Romano

Receita Federal faz alerta sobre golpes envolvendo Pix

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de saúde para homens e de combate às hepatites virais

Marcio Nunes