Publicado em 21/08/2025
O nível do Rio Acre continua a baixar e foi registrado em 1,55 metro nas primeiras horas desta quinta-feira, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco às 5h18. O dado reforça a tendência de estiagem que já começa a gerar preocupação entre as autoridades locais.
Com esse nível, o rio permanece muito distante tanto da cota de alerta, que é de 13,50 metros, quanto da cota de transbordo, fixada em 14 metros. Segundo os técnicos da Defesa Civil, houve uma leve queda em comparação aos últimos dias, e o baixo volume de chuvas nas últimas 24 horas, apenas 3,4 milímetros, foi insuficiente para reverter o quadro.
A situação do manancial é especialmente sensível por se tratar da principal fonte de abastecimento de água da capital acreana. A estiagem prolongada já começa a causar impactos visíveis em comunidades ribeirinhas. Em vários trechos do rio, bancos de areia estão expostos, dificultando a navegação de embarcações de pequeno porte. O transporte de pessoas e mercadorias também vem sendo comprometido em áreas mais isoladas.
As autoridades seguem monitorando o nível do rio e alertam para os riscos relacionados à escassez de água, à dificuldade de acesso em regiões remotas e à possibilidade de agravamento do quadro nos próximos dias, caso não haja aumento significativo no volume de chuvas.
[KEVIN MORAIS]