23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros

Publicado em 25/05/2024

Total de mortos sobe para 165 no Rio Grande do Sul

Fot: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 16 centímetros (cm) no período das 19h dessa sexta-feira (25) até as 6h deste sábado (26). Dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul indicam que, até as 8h da manhã de hoje, a medição de 4,16 metros (m) se mantinha. A cota de inundação no local é de 3m.

Após vários dias sem chuva, a capital gaúcha registrou, ao longo de toda a última quinta-feira (23), precipitação prolongada e intensa. Com isso, ruas e avenidas ficaram alagadas e alguns bairros, sobretudo no centro-sul e sul da cidade, que haviam secado após as enchentes do início do mês, voltaram a ficar inundados. Os moradores tiveram de ser retirados de suas casas.

Apesar de ser considerado robusto, eficiente e fácil de operar, o sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre falhou por não receber manutenções permanentes por parte da prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). A avaliação é de 42 engenheiros, arquitetos e geólogos. Eles divulgaram manifesto sobre a maior enchente da história de Porto Alegre.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo potencial no Rio Grande do Sul em razão de quedas de temperatura. A previsão é de um declínio entre 3 e 5 graus Celsius (°C) até as 18h deste domingo (26). Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura neste sábado deve variar entre 10°C e 14°C.

O tempo na capital gaúcha deve permanecer nublado no fim de semana, mas há chance de novas chuvas já no início da semana. As próximas segunda-feira (27) e terça-feira (28), segundo a Meteorologia, devem registrar pancadas de chuva e trovoadas.

Balanço

Comerciante retira entulho de loja invadida por água das chuvas em Porto Alegre Foto – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul indicam que, até o momento, 469 municípios de um total de 497 foram afetados pelas enchentes.

Ao todo, 55.791 pessoas estão em abrigos, 581.638 estão desalojados e 2.345.400 foram afetados pelas inundações. Há ainda 165 óbitos confirmados, 806 feridos, 64 desaparecidos. Pelos menos 83.593 pessoas e 12.497 animais já foram resgatados na região.

Fonte: Agência Brasil/Edição: Kleber Sampaio

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Serra do Divisor: um santuário no coração da floresta

Raimundo Souza

São Francisco bate Plácido de Castro, vira líder e garante classificação às semifinais do Acreano Série B

Redacao

No Dia Mundial da Segurança Alimentar, Restaurante Popular se destaca como exemplo de ação social

Raimundo Souza

Redação do Enem 2024 aborda desafio para valorizar herança africana no país

Raimundo Souza

Termina nesta segunda pagamento especial do saque-aniversário do FGTS

Jamile Romano

Avaliação de Haddad é ruim ou péssima para 34% dos brasileiros; 27% aprovam, diz Datafolha

Marcio Nunes