24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Negou: juíza não autoriza motoboys atuarem com corridas por aplicativos em Rio Branco

Nesta quinta-feira, 30, a juíza Zenair Ferreira Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco da Comarca de Rio Branco, negou um pedido de liminar, por meio de mandado de segurança, protocolado por motociclistas de aplicativos que trasportam pessoas, que questionava a justiça sobre a possibilidade de prestar serviço de transporte privado individual na capital do Acre sem ser considerado transporte clandestino pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), que nas últimas semanas tem reforçado o cerco contra a atuação clandestina.

A magistrada argumenta que o artigo 11-B da Lei 12.587/2012, com redação dada pela Lei 13.640/2018, estabelece em seu caput e no inciso I que o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros somente será autorizado ao motorista que possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada, o que leva à conclusão de que tal serviço – o de transporte remunerado privado individual de passageiros – não é extensível às motocicletas, que são conduzidas por motoristas com a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação.

“É de se observar que a legislação pertinente ao caso possui natureza restritiva, não podendo ser interpretada de modo a ampliar seu sentido ou alcance. Ressalte-se que a possibilidade da exigência de autorização para o exercício de atividade econômica, trabalho, profissão ou ofício tem assento constitucional (art, 5º, XIII e art. 170, parágrafo único) e, neste caso concreto, a norma que exige autorização está expressa no artigo 11 da Lei 12.587/2012″, frisa Bueno em sua decisão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação do Acre orienta estudantes sobre segurança digital e ética na internet

Kevin Souza

Com novo equipamento, Lacen reduz o tempo de diagnóstico da tuberculose no Acre

Jamile Romano

Com mudança em trajeto, católicos participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco

Raimundo Souza

Acre dá passo histórico com a primeira reunião da comissão para certificação de vítimas da hanseníase

Marcio Nunes

Márcio Bittar visita obras do Elevado da AABB que deve ser inaugurado até o final do ano

Marcio Nunes

MPF recomenda que Estado implemente Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre

Jamile Romano