24.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Navio-hospital inicia atendimentos com meta de beneficiar 10 mil pessoas no Juruá

Atualizada em 20/02/2025 09:15

“Cerca de 10 mil pessoas receberão atendimentos médicos e odontológicos na região”. A informação foi divulgada pelo capitão de corveta da Marinha do Brasil e comandante da tripulação do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, Hallan Maforte, durante coletiva concedida à imprensa local, nesta quarta-feira, 19, no porto da Várzea, em Cruzeiro do Sul, para tratar do início dos atendimentos no Vale do Juruá. A oferta dos serviços da 25ª edição da expedição Operação Acre se iniciaram na terça-feira, 18, com previsão de encerramento dia 13 de abril.

“Ao longo de 25 anos, a Marinha do Brasil presta este importante serviço à sociedade local, ofertando consultas médicas e odontológicas, além de exames laboratoriais e de imagens, como mamografia e raio-x. A Operação Acre se dará em duas fases, em que na primeira planejamos o deslocamento para localidades de difícil acesso, como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter; e na segunda retornaremos para Cruzeiro do Sul, quando, em abril, encerra-se, com o nosso regresso para Manaus”, explica o comandante.

Hallan Maforte: “Com colaboração de parceiros, há 25 anos levamos saúde para a população do Juruá”. Foto: Diego Silva/Secom

Mais uma vez, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uniu esforços com a Marinha do Brasil para levar assistência médico-hospitalar para acreanos que habitam às margens dos rios que cortam a região, numa parceria feita por meio de apoio logístico.

Diani: “A parceria gera impacto positivo na saúde da população do Juruá”. Foto: Diego Silva/Secom

“A população local, em especial os ribeirinhos, aguarda ansiosa a chegada da embarcação, que promove atendimentos médicos especializados. Em mais uma edição, a parceria com o Estado atende à solicitação do governador Gladson Camelí e os esforços do secretário Pedro Pascoal em humanizar os serviços, levando qualidade de vida para bem pertinho das pessoas. É uma satisfação, tanto para a Saúde do Estado quanto para a pasta municipal, porque os atendimentos do navio contemplam a Atenção Primária, que é de responsabilidade da gestão municipal. É feito um levantamento e eles atendem as nossas necessidades, gerando um impacto positivo à saúde da nossa sociedade”, ratifica a coordenadora regional de Saúde, Diani Carvalho.

Vidas em primeiro plano

A parceria prima pelo cuidado e coloca em primeiro plano a vida das pessoas, como a de Cristiano Félix Damasceno, morador do Bairro da Várzea, que chegou ao navio-hospital em busca de ajuda. Ele realizou a triagem, para, em seguida, receber consulta médica. Após a avaliação, o mato-grossense, que já se considera acreano, recebeu um kit com remédios para tratar problema na pele e realizar higiene bucal.

Cristiano: “Pra mim, a ajuda é essencial e faz diferença”. Foto: Diego Silva/Secom

“A vinda do navio-hospital é essencial para que eu tenha acesso ao tratamento e cuidados de que preciso. No momento estou desempregado, e não teria condições financeiras para comprar os medicamentos que estou levando para me tratar”, relatou, mostrando o kit e sorrindo.

Hellen de Lima recebeu a assistência necessária no navio-hospital. Foto: Diego Silva/Secom

Apresentando sintomas como febre alta, dores musculares, na cabeça e nos olhos, entre outros, Hellen Mary de Lima narrou como os cuidados das equipes médicas do navio-hospital fizeram diferença para o diagnóstico das enfermidades que afetam. “Vim em busca de ajuda e fui diagnosticada com dengue, além realizar raio-x na garganta para averiguar o que está ocasionando uma tosse que já dura quase um mês. Irei aproveitar e buscar outros serviços, como dentista, e partir de agora vou me tratar”, enfatizou.

O navio-hospital

O NAsH Dr. Montenegro, embarcação da Marinha do Brasil, realiza atendimentos para populações ribeirinhas da bacia amazônica. As equipes são formadas por técnicos de saúde, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, além de contar com instalações com capacidade de oferecer exames laboratoriais, dermatológicos, radiológicos e de mamografia. Além disso, realiza vacinação, cirurgias de baixa complexidade e promove atendimentos farmacêuticos e odontológicos.

Navio-hospital está atracado no porto da Várzea, às margens do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A construção do navio se deu em 1997, em Manaus (AM). Três anos depois, foi firmado contrato de cessão de uso do navio entre o governo do Acre, durante a gestão do ex-governador Orleir Cameli, e a Marinha do Brasil, com a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar na região do Juruá uma vez por ano, durante o período de cheia.

Assistência médico-hospitalar se iniciou na terça-feira, 18, com previsão de encerramento para abril. Foto: Diego Silva/Secom

O nome do navio é uma homenagem a Manoel Braga Montenegro, primeiro médico nascido no Acre, à cabeceira do Rio Liberdade, distante 80 km de Cruzeiro do Sul. Durante muito tempo, o profissional era o único com formação acadêmica a atender a região do Alto Juruá.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Estado contempla novos ganhadores do programa Nota Premiada Acreana

Marcio Nunes

Fechada há cinco anos, ordem de serviço para revitalização da Biblioteca da Floresta é assinada

Jamile Romano

50% das obras de recuperação da ponte metálica já foram executadas

Marcio Nunes

Na Expoacre governador entrega homenagem aos Pioneiros da Pecuária no estado

Raimundo Souza

Domingo (06), os bolsonaristas do Acre realizarão um ato em defesa da anistia

Raimundo Souza

IRPF: declaração pré-preenchida começa nesta terça-feira (1º); mais de 24 mil já declararam no Acre

Jamile Romano