23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Nasce mais um filhote de anta no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco

Publicado em 09/12/2024

Após quase 400 dias de gestação, no dia 23 de setembro nasceu Maitê, a primeira filhote fêmea da família de antas do Parque Chico Mendes. A pequena anta é fruto da terceira cria do casal Flor e Bruno, que já tiveram, em anos anteriores, Bruno Júnior e Antunes.

Após o nascimento, Maitê passou por fase de quarentena na maternidade do recinto, constantemente monitorada pela equipe de médicos veterinários, tratadores e biólogos do Parque. Esse período é necessário para observar possíveis alterações de saúde e de comportamento, tanto na mãe, quanto no novo bebê. Hoje, Maitê pesa cerca de 12 quilos, se alimentando do leite materno, mas já explorando outros alimentos, como frutas e folhas.

Joseline Guimarães, bióloga e gerente do Parque, comemora o novo nascimento, sinal de bem-estar e manejo correto da espécie. “Temos muito cuidado com a alimentação, com a qualidade do recinto, além da capacitação da nossa equipe para cuidar dos animais sob nossa responsabilidade. Sempre que um grupo de animais consegue chegar à reprodução, é sinal de que estamos fazendo um trabalho de excelência e ficamos muito felizes”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, relembra a revitalização pela qual o recinto das antas no Parque Ambiental Chico Mendes passou em 2022, através da Prefeitura de Rio Branco. “Nós fizemos a limpeza do açude, melhoramos em muitos aspectos e ficamos muito felizes de ver que um trabalho feito lá atrás contribui tanto para a qualidade de vida desses animais, a ponto de termos filhotes, como tivemos o Antunes e agora a Maitê”, concluiu.

As antas são animais que habitam desde a Venezuela até parte da Argentina. É o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo chegar a 300 quilos e mais de dois metros de comprimento. Se alimenta de folhas e frutos, possuindo importante trabalho na dispersão de sementes pela floresta. Seus predadores são as onças, tanto pintadas como as pardas. Entretanto sua maior ameaça é a caça predatória, já sendo extinta em algumas regiões, considerada como vulnerável, pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça à domingo, de 7h às 17h, com entrada gratuita.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação do Acre aplica simulados para avaliação do Ideb

Redacao

EDUCAÇÃO: governo garante realização de concurso público para pessoal de apoio e professores efetivos

Marcio Nunes

Prefeitura promove seminário para debater políticas públicas direcionadas aos artesãos

Marcio Nunes

Acre registra 65 colisões de veículos em poste de energia só neste ano 

Marcio Nunes

Discurso de ódio contra acreanos, internet, hipocrisia social e o Direito Penal que escolhe quem punir

Marcio Nunes

Opera Acre realiza cirurgias de cabeça e pescoço em Mâncio Lima e garante humanização no atendimento de saúde da população do Juruá

Raimundo Souza