24.3 C
Rio Branco
domingo, 22 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

‘Não sou carnavalesco’, diz Lula após críticas a desfile que o homenageou

Publicado em 22/02/2026

Por Nelson de SáColunista do UOL, em Nova Déli (Índia)

O presidente Lula foi questionado neste domingo sobre o que pensa das críticas que evangélicos têm feito à ala Neoconservadores em Conserva, da Acadêmicos de Niterói, que o homenageou no Carnaval. A escola foi rebaixada do Grupo Especial.

“Eu não penso”, respondeu Lula, em entrevista coletiva em Nova Déli, na Índia.

“Porque eu não sou carnavalesco, não fiz o samba-enredo, não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas fui homenageado por uma música maravilhosa”

Lula disse ser “muito grato” e expressou apoio à Acadêmicos de Niterói.

“Quando voltar para o Brasil, eu vou visitar a escola para agradecer a homenagem que eles prestaram à saga da dona Lindu, saindo de Garanhuns (PE) para São Paulo.”

Ele enfatizou a referência à sua mãe no samba-enredo, sobre ela ter levado a família para São Paulo. Quanto ao seu papel no episódio, “só cabia ao presidente da República aceitar ou não se queria ser homenageado, e eu aceitei”, disse

Encontro com Trump

O presidente voltou a falar sobre a viagem que pretende fazer aos Estados Unidos, ainda sem data, para negociações com o presidente Donald Trump. Em meio às operações militares dos EUA na América Latina, realizadas supostamente contra o narcotráfico, o petista disse que essa é uma das propostas que vai levar a Washington.

“Nessa conversa, quero aprofundar o combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas, à lavagem de dinheiro”, afirmou. “Qualquer coisa que puder colocar os magnatas da corrupção na cadeia, estamos dispostos a trabalhar.”

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também estava na sala da coletiva, no hotel em Nova Déli. “Agora, onde eu for, a PF vai atrás, porque nós precisamos construir parcerias para combater o crime organizado”, disse Lula.

“É por isso que, quando eu for conversar com o presidente Trump, vamos levar a nossa Polícia Federal.”

Lula acrescentou que o governo brasileiro já enviou para o governo americano dados sobre um contrabandista de combustíveis, com foto da casa dele em Miami, na Flórida.

“Eu quero prendê-lo”, disse Lula. “Se o governo americano estiver disposto a combater o crime organizado, nós estaremos na linha de frente, para acabar de uma vez por todas, inclusive reivindicando mandar para nós os bandidos que estão lá, os brasileiros que cometem crime.”

Na descrição do presidente, “é uma indústria multinacional altamente sofisticada, com braço no Poder Judiciário, com braço na política, no empresariado, com braço em todo lugar da humanidade”.

Sobre as operações militares norte-americanas, afirmou querer “uma relação respeitosa na América Latina, porque nós definimos que a nossa zona é de paz”. Lembrou que a região não tem armas nucleares.

“A gente quer viver tranquilo, só quer crescer economicamente, melhorar a vida. E eu quero discutir isso com ele.”

“Qual é o papel dos Estados Unidos na América do Sul? É de ajudar ou de ficar ameaçando? Agora ele está ameaçando o Irã. É preciso colocar um paradeiro nisso. O mundo está precisando de tranquilidade. O mundo precisa de paz.”

-Presidente Lula

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Campanha de Trump sugere questionar resultados e temor de violência aumenta

Raimundo Souza

O governador Gladson Cameli comemorou a chegada de 2025 em Cruzeiro do Sul sua terra natal, veja o vídeo

Raimundo Souza

Governo anuncia pagamento para aposentados e servidores ativos para os dias 28 e 30

Raimundo Souza

Estudantes de Rio Branco podem perder benefício da passagem de ônibus a R$ 1,00

Kevin Souza

Uma mulher ainda não identificada sumiu após saltar da ponte metálica Prefeito José Augusto, que integra duas cidades do Acre

Raimundo Souza

Nível do Rio Acre segue em queda e preocupa autoridades em Rio Branco

Kevin Souza