23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Não foi falta de energia, mas problema técnico, diz ministro Silveira

Publicado em 14/10/2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) em todos os subsistemas do país foi um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná. 

Diferentemente de outros episódios ocorridos no país, o problema desta madrugada não foi ocasionado por falta de energia.

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje, não. Hoje, nós temos muita energia.”

Sistema reforçado

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil  de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado por meio da contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.

“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, destacou.

“É um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema”, finalizou o ministro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre e Floresta+ Amazônia realizam mutirão de regularização ambiental e ampliam acesso a pagamento por serviços ambientais

Raimundo Souza

Navios de cruzeiro chegam a Belém para hospedar delegações da COP 30

Kevin Souza

Domiciliar a Bolsonaro une Michelle e Tarcísio, e aliados tentam reabilitar candidatura presidencial

Raimundo Souza

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta quarta-feira, 28

Raimundo Souza

Latam é quarta aérea mais pontual do mundo, com Azul e Avianca no top 10; veja o ranking

Jamile Romano

Detran notifica motoristas sobre suspensão e cassação da CNH no Acre; confira a lista

Kevin Souza