24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Nada anda no Congresso nesta semana, durante o famoso recesso branco com metade dos senadores e deputados

PF x ABIN

Os indiciamentos do Diretor-Geral da ABIN, do seu chefe de gabinete e do seu adjunto, desgastam a Agência Brasileira de Inteligência, mas seus servidores concursados prometem reverter essa tendência e lembram que a tríade indiciada no caso da “ABIN Paralela” é composta exclusivamente de policiais federais da Era Alexandre Ramagem, no Governo Bolsonaro. Além disso, os servidores da ABIN lamentam a publicização dos nomes dos colegas indiciados pela PF, que supõe o fim das respectivas carreiras, mesmo que ao final do processo sejam eventualmente inocentados. Para a ABIN, a PF tem como objetivo central destruir a agência e herdar suas atividades. A situação é tão tensa entre as entidades que ontem no fim da tarde apareceu uma faixa perto da sede da ABIN com palavras de ordem para sanear a agência.

Vai sair caro

A nota do Itamaraty do último domingo, atacando Israel e Estados Unidos – que destruíram instalações nucleares iranianas – custará caro ao Brasil. Já no G7, o presidente Lula da Silva saiu em defesa do líder russo Vladmir Putin – considerado uma ameaça à estabilidade da Europa pela OTAN – e do Irã, que financia o terrorismo do Hamas, Hezbollah e Houthis.

Pula fogueira!

Nada anda no Congresso nesta semana, durante o famoso recesso branco com metade dos senadores e deputados – em especial do Norte, Nordeste e Minas Gerais – nos seus redutos para as festas de São João. Muitas cidades decretam até feriado. E a turma de Brasília vai conferir de perto como foi gasta a emenda parlamentar que custeia a farra.

Apoio a Israel

Na contramão do que defende o Governo brasileiro, o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, protocolou Moção de Apoio e Solidariedade com Israel e o seu direito de existir. A proposta será votada na próxima reunião deliberativa da Comissão.

Ecos da guerra?

A Comissão de Relações Exteriores do Senado marcou, mas já cancelou as sabatinas programadas para amanhã dos futuros embaixadores do Brasil na Espanha, Hungria, Suíça e República Tcheca, como citou a Coluna semana passada. Também foi cancelada a reunião que votaria seis acordos internacionais.

Louvor à PRF

O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) protocolou Moção de Louvor à Polícia Rodoviária Federal pelo combate ao tráfico de drogas, com destaque para a apreensão de 5,5 T de maconha no Paraná, a maior do ano. O Estado é rota certa de entrada de drogas via Paraguai há décadas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Show do Thiaguinho

Rubedna Braga

José Dirceu se livrou das ações em que era alvo na Operação Lava Jato numa canetada do ministro do STF Gilmar Mendes

Jamile Romano

Bandeira branca

Jamile Romano

Barriga demográfica

Jamile Romano

Vide a ciência

Jamile Romano

O Carnaval 2025 deve movimentar R$12,03 bilhões em receitas no Brasil,

Jamile Romano