23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Na COP30, Acre integra painel sobre consulta livre prévia e informada dos programas de REDD+ da Amazônia Legal

Publicado em 15/11/2025

Na COP30, Acre íntegra painel sobre consulta livre prévia e informada dos programas de REDD+ da Amazônia Legal. Foto: Pedro Devani/Secom

O Acre integrou o painel sobre os desafios dos processos de Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI), dos Programas de REDD+ Jurisdicional na garantia da Justiça Climática, proposto pelo governo de Tocantins, no estande do Consórcio Amazônia Legal, na Zona Azul, da COP30, em Belém.

Representaram o governo do Acre, a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara.

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais das Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marli Santos, moderou o painel e convidou a presidente do IMC, Jaksilande Araújo, para falar dos desafios no processo de atualização da nova repartição de benefícios do Programa de REDD+ Jurisdicional do Acre, o Isa Carbono, do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

Ao abrir sua fala, a gestora destacou a importância da integração entre as instituições de governo, como um dos pontos positivos na condução do processo. Ela citou ainda a participação dos membros da governança do Sisa, que auxiliaram o governo na condução do processo participativo das consultas.

Gestores do Acre reforçam a importância da governança e participação social nas consultas. Foto: Pedro Devani/Secom

Outro importante fator foi a integração com a secretária dos Povos Indígenas, que atuou junto ao IMC na mobilização e diálogo com lideranças dos territórios.

Por fim, a presidente destacou a importante parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Earth Innovation Institute (EII), que contribuíram com apoio financeiro e técnico para o desenvolvimento das ações.

“Uma das lições aprendidas que trouxemos foi sem dúvida a escuta qualificada para que o estado possa compreender as necessidades de cada segmento, de cada comunidade. E também a relevância de uma governança fortalecida foi essencial para avançarmos nesse processo tão bonito e histórico para o Acre”.

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo contou os desafios no processo de atualização da nova repartição de benefícios do Programa de REDD+ Jurisdicional do Acre, o Isa Carbono. Foto: Pedro Devani/Secom

A secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, reforçou a importância do fortalecimento das instâncias de governança do Sisa, considerado essencial para boa condução do processo das consultas no Acre.

Segundo a gestora, o pleno funcionamento da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e as Câmaras Temáticas Indígenas (CTI) e de Mulheres (CTM) foram fundamentais para garantir a transparência e cumprimento das salvaguardas socioambientais.

“Nosso desafio é garantir que as decisões sobre clima e floresta tenham o olhar e a voz dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e o Acre tem essa expertise de diálogo e respeito aos povos indígenas e comunidades tradicionais.”

Secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara destacou que o fortalecimento das instâncias de governança do Sisa foi decisivo para a condução das consultas no Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

Também participaram do painel, a secretária adjunta de Gestão de Águas e Clima da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Renata Nobre; a coordenadora do Earth Innovation Institute no Brasil, Mônica de los Rios; e a assessora de Apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Isabel Acker.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Energisa alerta para cuidados que devem ser tomados em dias com descargas atmosféricas

Jamile Romano

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Jamile Romano

Com apoio do governo do Estado, Rodrigues Alves encerra Festival da Banana com inovação tecnológica

Redacao

Na quarta noite de Expoacre Juruá, governador avalia feira como a ‘maior de todos os tempos’

Raimundo Souza

Balanço da Polícia Civil mostra resultados significativos no combate ao crime organizado

Marcio Nunes

Urap Roney Meireles estará fechada para atendimento ao público, neste sábado

Raimundo Souza