25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Na Cavalgada que celebra 20 anos da Expoacre Juruá, governador enaltece trabalho da equipe e participação popular

O ponto alto de uma edição histórica da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, ocorreu neste sábado, 5, quando centenas de pessoas percorreram os 8 km entre a rotatória da Cohab e a Arena do Juruá. O governador Gladson Camelí, anfitrião da celebração, conduziu o evento e classificou esta edição como uma das mais memoráveis dos últimos anos. Cerca de 2 mil pessoas estiveram na festa.

Governador comemora sucesso da Expoacre e diz que edição já pode ser considerada histórica. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Há toda uma sincronização da equipe para que possamos realizar uma Cavalgada segura, em que as famílias possam se divertir e se reencontrar. Este é, de fato, um momento para comemorarmos os 20 anos da Expoacre Juruá”, enfatizou.

O evento, de caráter democrático, ganhou projeção nacional por meio da comunicação pública e dos veículos de imprensa locais, aos quais o governador fez questão de agradecer.

“Tenho recebido muitos comentários de pessoas que moram em São Paulo e em várias outras regiões do Brasil, elogiando a nossa festa e a minha palavra do momento é gratidão”, destacou.

Pela primeira vez, a Cavalgada aconteceu no penúltimo dia da feira, e não no último. A mudança foi pensada para proporcionar maior conforto ao público, já que no domingo, 6, o cantor Wesley Safadão encerrará o circuito de shows nacionais.

“A alteração na data da Cavalgada se deu porque teremos uma atração nacional muito importante. Imagine as pessoas passarem o dia todo sob o sol forte e, à noite, ainda irem a um show nacional. Não conseguiriam aproveitar bem. Por isso, fizemos essa mudança e seguimos avaliando”, explicou Cameli.

Percurso é feito pela Rodovia AC-405 e segue até a Arena do Juruá. Foto: Pedro Devani/Secom

O coordenador da Cavalgada em Cruzeiro do Sul, Nande Costa – também à frente da comitiva Vó Isaura – estimou a participação de cerca de 5 mil pessoas no evento, que tradicionalmente reúne amigos, famílias e amantes da agropecuária.

“A expectativa é de uma Cavalgada com muita gente, algo em torno de 5 mil pessoas, considerando também aquelas que aguardam à beira da rodovia”, disse. Ele destacou ainda a presença de trios elétricos, jipes, quadriciclos e até carros antigos.

Entre os participantes, estava Itamar Silva, que aguardava com amigos a passagem das comitivas para se juntar à festa. Para ele, o evento é de grande relevância para a cidade.

“É um privilégio participar de um evento tão importante para Cruzeiro do Sul, pois valoriza a agricultura e a agropecuária, pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Itamar reúne amigos para aguardar passagem da Cavalgada e seguir. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo ele, o encontro com os amigos durante o evento já se tornou tradição. “Nosso encontro é sagrado todos os anos”, completou.

O percurso foi acompanhado de perto pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que cuidou de toda a logística para garantir a segurança dos participantes.

A comandante do BPTran, Eliana Maia, destacou que o planejamento contemplou não apenas a Cavalgada, mas toda a programação da Expoacre Juruá.

“Temos intensificado as ações de fiscalização e também de educação no trânsito, em parceria com o Detran. O objetivo é salvar vidas, evitar sinistros e assegurar que tudo ocorra da melhor forma possível”, declarou.

Governador foi guiando Cavalgada em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo ela, o sucesso do evento depende diretamente da conscientização do público.

“O trabalho do BPTran é para que todos tenham uma experiência segura e tranquila. Precisamos reforçar a importância de respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro, para que o trânsito e a segurança viária continuem fluindo bem e todos possam chegar à festa com tranquilidade”, pontuou.

A presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Taynara Martins, reforçou que a organização do tráfego é peça-chave para o sucesso do evento e exige atuação estratégica.

“Temos uma equipe mobilizada durante todos os dias da feira e, na Cavalgada, não é diferente. Estamos atuando com nossos times de orientação e, principalmente, de fiscalização. Tudo o que foi acordado em reunião será cumprido, com o apoio de todos que vêm para se divertir”, finalizou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

STJ aceita denúncia; mas decide por unanimidade não afastar o governador Gladson Cameli do cargo

Marcio Nunes

Petecão defende projeto que agrava penas para crimes contra motoristas de aplicativo

Marcio Nunes

O pior nível pela 2° vez na história: Rio Acre marca 1,25 metros e se iguala à marca de 2022

Jamile Romano

Petecão e Ministros discutem ações emergenciais para municípios atingidos pelas cheias no Acre

Marcio Nunes

Mutirão de reconstrução mamária segue melhorando qualidade de vida de mulheres sobreviventes do câncer no Acre

Jamile Romano

Bocalom e Kellen se casam na Paróquia Santa Inês. Veja o Vídeo

Raimundo Souza