30.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 14 de julho de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Música, Acolhimento e Recomeço: Vidas Transformadas pelo Centro POP de Rio Branco

Publicado em 13/07/2025

Projeto da Prefeitura oferece assistência integral a pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), mantido pela Prefeitura de Rio Branco e administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tem sido ponto de virada na vida de centenas de pessoas que enfrentam ou enfrentaram a dura realidade das ruas.

Um desses casos é o de Wellisandro Bento de Souza, 28 anos. Durante 11 anos viveu nas ruas, mergulhado na dependência química e envolvido com a criminalidade. Cumpriu pena por furto e hoje está em liberdade, com monitoração eletrônica. Hoje é assistido pelo Centro POP, onde encontrou apoio, acolhimento e um novo propósito.

“Me acolheram com amor, me incentivaram a mudar de vida e sempre acreditaram em mim”, relatou Wellisandro. (Foto: Kátia Farias/Secom)

“Essas pessoas aqui se tornaram minha família. Me acolheram com amor, me incentivaram a mudar de vida e sempre acreditaram em mim, mesmo quando eu mesmo não acreditava. São anjos de Deus. Eles me ajudam a buscar conhecimento e esperança todos os dias”, relatou emocionado Wellisandro.

Outro exemplo é o de Creisson Renato Guimarães, 36 anos, que também teve sua vida transformada pela iniciativa. Membro de uma tradicional família acreana, começou a usar drogas ainda na adolescência, quando vivia em São Paulo. O retorno ao Acre, não impediu o agravamento da situação e aos poucos ele foi parar nas ruas, onde permaneceu por 16 anos. Com o trabalho de busca ativa realizado pela equipe do Centro POP, ele foi acolhido e deu início a um processo de recuperação.

“Quem vive na dependência química vive um sofrimento diário”, destacou Creisson. (Foto: Secom)

“Quem vive na dependência química vive um sofrimento diário. Tive que buscar força em Deus, apoio psicológico, e determinação para vencer. Hoje estou em sobriedade e, mesmo enfrentando o preconceito, sigo firme”, contou Creisson Renato, que hoje trabalha como barbeiro e mantém contato constante com a equipe do Centro.

Atualmente, o Centro POP atende mais de 500 pessoas. Elas recebem atendimento social e psicológico, além de acompanhamento com fisioterapeutas e outras ações que visam à reinserção social e à reconquista da cidadania.

“Mais do que assistência, oferecemos pertencimento, dignidade e oportunidades reais de recomeço”, explicou Gabriel. (Foto: Secom)

De acordo com o coordenador da unidade, Gabriel Ferreira, todo o processo começa com a construção do Plano Individual de Atendimento (PIA), que estabelece metas e caminhos personalizados para cada assistido.

“Não existe uma fórmula pronta. Cada pessoa tem seu tempo, sua história, seu momento. Estamos aqui para oferecer suporte contínuo, desde o acolhimento até o acesso ao aluguel social, cestas básicas e programas como o Bolsa Família. Mais do que assistência, oferecemos pertencimento, dignidade e oportunidades reais de recomeço”, explicou Gabriel.

“As sessões são uma forma de cuidar da mente e do corpo”, detalhou Maria. (Foto: Secom)

Além do atendimento psicossocial, o Centro POP oferece musicoterapia duas vezes por semana, como ferramenta terapêutica para estimular o bem-estar físico e emocional dos usuários.

As sessões de música se transformaram em momentos de encontro, alegria e expressão coletiva (Foto: Secom)

A psicóloga Maria Barroso destaca o impacto dessa prática no cotidiano dos assistidos. “A musicoterapia permite que eles expressem sentimentos e emoções por meio da música. Depois das sessões, trabalhamos também com atividades como o desenho, para que possam refletir sobre o que sentiram. É uma forma de cuidar da mente e do corpo”, detalhou.

As sessões de música se transformaram em momentos de encontro, alegria e expressão coletiva. Nesses encontros, a voz de quem foi invisível por tanto tempo finalmente encontra espaço para ser ouvida com afeto, respeito e esperança.

Antes e depois de Creisson (Foto: Sec

(Assessoria)

Artigos Relacionados

Sobe para 36 número de candidatos presos pela PF em 10 estados

Raimundo Souza

Governo do Acre promove mutirão de serviços socioambientais aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

Raimundo Souza

Acre pode perder mais de R$ 100 milhões em arrecadação a partir de 2026, aponta relatório fiscal

Jamile Romano

Biblioteca Pública de Rio Branco tem programação especial para crianças até sexta-feira

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza obras de pavimentação e tapa-buracos no 6 de Agosto

Raimundo Souza

Publicado o resultado preliminar do concurso público do TJAC

Jamile Romano