23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Município de Rio Branco anuncia mudanças no Centro Pop e novo formato de atendimento a pessoas em situação de rua

Publicado em 21/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, anunciou em coletiva de Imprensa, nesta quarta-feira (21), a mudança no local de funcionamento do Centro Pop e apresentou a nova política de atendimento voltada à pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário municipal, João Marcus Luz, o Centro Pop será transferido para a região da Baixada da Sobral, no bairro Castelo Branco, onde funcionará exclusivamente como um escritório para atendimento, triagem e encaminhamento das pessoas que vivem em situação de rua.

As refeições, incluindo o café da manhã, que antes eram oferecidas no centro da cidade, passarão a ser servidas no Restaurante Popular, proporcionando mais conforto e dignidade aos usuários do serviço.

“Nós vamos fazer o melhor. Lá ninguém vai dormir ou se alimentar no local; o espaço será destinado para o atendimento e encaminhamentos necessários. Essa desorganização que hoje ocorre no centro da cidade não vai mais acontecer. Pedimos à população que confie no nosso trabalho, pois o serviço de qualidade será mantido e a desinformação será superada”, ressaltou o secretário João Marcus Luz.

A transferência do Centro Pop foi determinada pelo Ministério Público Estadual, que ajuizou ação para a implantação de uma política pública adequada ao atendimento dessa população.

O secretário explicou que a Prefeitura já trabalha na criação de um comitê municipal e na elaboração de um plano de atendimento, que será apresentado em breve.

“Nunca houve um plano específico para esse público. A decisão judicial nos obriga a agir com responsabilidade e eficiência. Com essa mudança, evitaremos que pessoas que não precisam do serviço se utilizem dele indevidamente, garantindo atendimento a quem realmente necessita”, explicou o secretário.

No novo endereço, além do atendimento, serão oferecidos palestras e cursos para a população em situação de rua, com foco na reintegração familiar. “A prioridade é fazer com que essas pessoas retornem ao convívio familiar. Se necessário, ofereceremos suporte como cestas básicas e colchões. Caso a família não aceite, contamos com nossa casa de acolhimento Dona Elza, que está passando por reforma para melhor atendimento”, acrescentou João Marcus Luz.

Para garantir segurança na região, o entorno do novo Centro Pop contará com câmeras de monitoramento 24 horas, e as rondas policiais serão intensificadas com apoio da Polícia Militar.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a dignidade, acolhimento e inclusão social das pessoas em situação de rua, buscando a melhoria contínua dos serviços públicos e a construção de uma cidade mais justa para todos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac abre inscrições para pós-graduação em Agricultura Familiar ofertada no campus Baixada do Sol

Jamile Romano

Sammy Barbosa compõe lista tríplice para vaga no STJ

Jamile Romano

Agendas dos candidatos a prefeito de Rio Branco desta quarta-feira (21)

Raimundo Souza

Equipe da Saúde de Rio Branco visita Hospital Materno Infantil em Cacoal para trazer à capital soluções inovadoras e eficientes

Marcio Nunes

Carnaval da prefeitura terá câmeras de monitoramento em tempo real para segurança da população

Jamile Romano

Famílias da comunidade Bom Sossego no rio Azul são beneficiadas com mais de 900 peças de Vestuário Social pelo governo do Acre

Raimundo Souza