24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Famosos

Mulher de Poze do Rodo é alvo de operação contra lavagem de dinheiro do CV

Um dia após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinar a soltura do cantor MC Poze do Rodo, preso desde a última quinta-feira (29) por suspeita de envolvimento com o CV (Comando Vermelho) e apologia do crime, a Polícia Civil realiza nesta terça-feira (3) uma operação contra a mulher dele, a influenciadora Viviane Noronha.

Segundo informações da polícia, a operação tem o objetivo de desarticular o núcleo financeiro do CV que seria responsável pela lavagem de mais de R$ 250 milhões.

Os valores teriam origem no tráfico de drogas e na compra de armas de uso restrito.

A defesa nega a participação de Viviane em qualquer atividade criminosa.

Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A operação envolve a Delegacia de Roubos e Furtos, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes e o Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro do Rio.

A ação inclui ainda ordens de bloqueio e indisponibilidade de bens e valores de 35 contas bancárias.

“O esquema criminoso utilizava pessoas físicas e jurídicas para dissimular a origem ilícita dos valores, promovendo o reinvestimento em fuzis, cocaína e na consolidação do poder territorial da facção em diversas comunidades”, diz nota da Polícia Civil.

Segundo os investigadores, a apuração revelou a participação de Viviane e de sua empresa como beneficiárias diretas de recursos do CV recebidos por meio de “laranjas”, com o objetivo de esconder a origem ilícita do dinheiro.

Análises financeiras teriam apontado que valores provenientes do tráfico de drogas e de operações da lavagem de capitais do grupo criminoso foram depositados em contas bancárias ligadas à influenciadora.

Segundo a polícia, ela passou a ser um dos focos centrais do inquérito. Vivi, como é conhecida, teria uma posição simbólica na estrutura criminosa–atuaria como elo entre o tráfico e o universo digital, “conferindo aparente legitimidade a valores oriundos do crime organizado e ampliando o alcance da narcocultura nas redes sociais”.

A influenciadora promoveu uma grande mobilização contra a prisão do marido, com quem tem três filhos e chegou a fazer acusações contra a Polícia Civil. Ela havia programado para esta terça um ato em frente a Bangu 3, onde Poze está preso e de onde deve ser liberado no começo da tarde.

“Não há nenhum envolvimento de Viviane com quaisquer atividades criminosas. Tomaremos conhecimento dos autos e ao fim da investigação é certo que qualquer ilação contra a mesma será devidamente arquivada”, afirmou o advogado Fernando Henrique Cardoso.

Outro nome identificado no esquema é o de Philip Gregório da Silva, o Professor, apontado como um dos líderes da cúpula do CV e principal comprador de armas da facção.

Ele morreu na noite deste domingo (1º). Segundo a polícia, ele teria cometido suicídio, com um disparo na cabeça. De acordo com uma testemunha, que seria uma mulher com quem ele mantinha um relacionamento extraconjugal, o traficante não aceitava o fim do relacionamento.

A investigação aponta o Professor como responsável por eventos como o “baile da escolinha”, que funcionaria como “ferramenta de dominação cultural e captação de recursos para o tráfico de drogas e armas”.

A morte dele, de acordo com os policiais, não vai modificar o andamento da investigação.

As apurações apontam ainda que um restaurante localizado em frente ao local onde é realizado o “baile da escolinha” funcionava como ponto de lavagem de dinheiro.

Uma produtora de bailes funk também faz parte das investigações devido à suposta venda de drogas e divulgação da narcocultura.

“As investigações revelaram que o responsável pela firma e a própria empresa figuram como destinatários diretos de recursos financeiros oriundos de operadores do Comando Vermelho, recebendo valores de pessoas físicas e jurídicas interpostas com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos lucros do tráfico”, diz nota policial.

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Léo Santana sofre com queda de cabelo após transplante capilar e toma atitude drástica

Marcio Nunes

Maraisa e Fernando Mocó beijam muito e afastam rumores de separação

Raimundo Souza

Paolla Oliveira encanta seguidores com ensaio deslumbrantes: ‘Maravilhosa!’

Raimundo Souza

Geraldo Luís, acusado de assédio rebate Aline Alves

Jamile Romano

Cauã Reymond surge em clique raro com irmão

Raimundo Souza

Bruna Biancardi curte dia de sol com as filhas Mavie e Mel, em Santos: ‘Sol e água’

Raimundo Souza