23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda a otimização do número de consultas eletivas oferecidas na Fundhacre

Publicado em 09/09/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, emitiu uma recomendação à Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) para que seja retomada de oferta de consultas ambulatoriais, com médicos especialistas, nos moldes da capacidade oferecida antes da pandemia da Covid-19.

Segundo apontado, a oferta de vagas para consultas eletivas foi reduzida no período, em razão das medidas restritivas adotadas para conter o avanço da pandemia. Com o fim da emergência de saúde, a gestão anterior da unidade não adotou providências para retomada da oferta, contribuíndo para o aumento da demanda reprimida e subutilização da carga horária médica.

As medidas propostas à atual gestão da Fundhacre visam readequar o acesso aos serviços de saúde, bem como reorganizar o atendimento especializado, conforme a carga horária disponível dos médicos especialistas que atuam na unidade.

Segundo o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, a recomendação baseia-se em um Termo de Acordo Extrajudicial (TAE), firmado entre o MPAC e a Fundhacre em um processo administrativo, e propõe a adoção das medidas previstas no documento. Entre as providências recomendadas estão o fim da prática de uso de fichas remanescentes para consultas especializadas, a realização de um diagnóstico sobre a ausência de pacientes regulados para consultas, com monitoramento por 90 dias para otimizar a oferta e reduzir os impactos do não comparecimento.

O MPAC também pediu a divulgação pública, em mural, dos nomes dos médicos especialistas escalados para o atendimento diário, conforme a carga horária disponível.

A Fundhacre tem o prazo de 15 dias para responder se acata ou não a recomendação, bem como para informar sobre as providências em andamento. O não cumprimento poderá resultar no ajuizamento de ação civil pública, entre outras medidas legais.

[Agência de Notícias do MPAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça determina que Estado do Acre garanta transporte escolar a estudantes indígenas

Jamile Romano

Retrospectiva: Prefeito Tião Bocalom comenta sobre seus 3 anos de mandato e fala também a respeito de seus projetos futuros

Jamile Romano

Solidariedade anuncia apoio à chapa de Bocalom e Alysson para Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

MPAC divulga resultado preliminar de segunda etapa de concurso público para servidores

Jamile Romano

Detentos do Acre que vão fazer Enem PPL se preparam para a prova

Marcio Nunes

Espetáculo TsuNany promove quebra de preconceitos em torno da empregabilidade LGTBQIA+

Jamile Romano