25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC realiza vistoria em abrigo para famílias indígenas afetadas pela cheia do Rio Acre

Publicado em 11/03/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), realizou, nesta segunda-feira, 10, uma vistoria na Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Hildebranda da Pra, no bairro Cidade Nova, em Rio Branco. O local está servindo como abrigo temporário para famílias indígenas afetadas pela cheia do Rio Acre.

A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior, coordenador adjunto do GPRD, que verificou as condições de acolhimento das famílias e os serviços oferecidos pelo poder público. Atualmente, o abrigo recebe sete famílias, totalizando 32 pessoas.

“Nossa vistoria tem o objetivo de aferir as condições e garantir que os direitos dessas famílias sejam respeitados. A Secretaria de Povos Indígenas do Estado do Acre está coordenando o abrigo, e verificamos a disponibilização de itens essenciais, como colchões e o atendimento médico”, afirmou o promotor de Justiça.

A diretora da Secretaria de Povos Indígenas, Neidina Yawanawá, informou que o abrigo na escola é provisório e que as famílias serão transferidas para o Parque de Exposições, onde será montada uma estrutura mais adequada.

“A ideia de trazê-los para a escola foi por questão de emergência, mas não permaneceremos aqui. O abrigo será transferido para o Parque de Exposições, que está sendo preparado para receber essas e outras famílias desabrigadas”, explicou.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom suspende agenda após ser ameaçado de morte por facção criminosa

Marcio Nunes

Acre está entre os dez estados com a maior oferta de serviços públicos digitais

Jamile Romano

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

Redacao

Obras do Ramal do Adolar iniciam em Sena Madureira

Marcio Nunes

Políticos e porcos

Jamile Romano

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher

Marcio Nunes