24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC realiza capacitação institucional em perspectiva de gênero nesta sexta-feira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizará nesta sexta-feira (09) o Ciclo Formativo em Perspectiva de Gênero. O evento será realizado no auditório do prédio-sede do MPAC e tem como objetivo fomentar a qualificação institucional em temáticas relacionadas à igualdade de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e proteção de direitos.

A programação terá início às 8h com o credenciamento e será composta por sete exposições ao longo do dia, abordando diferentes aspectos da perspectiva de gênero no sistema de Justiça e na sociedade. A primeira palestra será ministrada pela procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público de Goiás, com o tema “Julgamento com Perspectiva de Gênero: A Interseccionalidade na Proteção da Mulher Contra Todas as Violências e Discriminações”, seguida de debate com as servidoras do MPAC Rubby Rodrigues e Janayra Lima.

Na sequência, a procuradora de Justiça Rúbian Corrêa, também do MP de Goiás, abordará as medidas protetivas para defesa da mulher sob a ótica do sistema brasileiro. Ainda pela manhã, a promotora de Justiça Érica Canuto, do MP do Rio Grande do Norte, apresentará, de forma virtual, a palestra “Revisitando a Lei Maria da Penha: A Teoria e a Prática em Direção à Efetividade Máxima”.

No período da tarde, a advogada e professora Lúcia Ribeiro tratará da intersecção entre perspectiva de gênero e raça. Em seguida, a promotora de Justiça Ana Teresa Silva, do MP do Maranhão, fará uma apresentação virtual sobre os sistemas internacionais de direitos humanos para as mulheres e o protocolo de gênero no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A programação continua com palestra virtual da doutora em Direito e Políticas Públicas Eugênia Vila sobre combate e responsabilização do feminicídio. O encerramento será marcado pela palestra virtual do promotor de Justiça Thimotie Aragon Heemann, do MP do Paraná, que discutirá o tema “Violência Contra a Mulher: Conhecer Para Combater”.

As inscrições devem ser realizadas no site do CEAF, por meio do link: https://eventos.mpac.mp.br/enrol/index.php?id=394

Integrantes do MPAC que atuam no interior do estado poderão acompanhar a programação pela internet, por meio dos seguintes links:

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Expoacre aquece setores da economia local e impulsiona rede hoteleira

Marcio Nunes

Festival Atsa Puyanawa exalta cultura, espiritualidade e resistência indígena em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Acre fica em 20º lugar no ranking nacional de vacinação

Redacao

Acre cai no ranking de produtividade do trabalho e fica entre os últimos do Norte em 2025

Kevin Souza

Por unanimidade TRE diz que renovacão de contratos da Educação cabe ao prefeito

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco inicia “Operação Semana Zero” para garantir abastecimento de água a comunidades rurais durante período de seca

Jamile Romano