28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC realiza ação conjunta para coibir venda e uso de linhas cortantes em Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, realizou nesta segunda-feira, 7, uma ação de conscientização e fiscalização conjunta com a Polícia Militar e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), com o objetivo de coibir a venda de linhas cortantes utilizadas para empinar pipas.

A atividade integra a campanha “Cerol Mata”, que visa alertar a população sobre os riscos do uso de materiais cortantes, como o cerol e a linha chilena, na prática de soltar pipas. Além da conscientização, a ação tem caráter fiscalizatório, visando identificar e retirar do comércio produtos proibidos por lei.

O uso de cerol, linha chilena ou de outros materiais cortantes representa grave risco à segurança pública, podendo causar ferimentos graves, amputações e até mortes em decorrência de acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.

Durante a fiscalização, foram inspecionados estabelecimentos comerciais em Rio Branco para verificar a existência e a comercialização desses produtos. A iniciativa visa prevenir acidentes e reforçar o cumprimento da legislação vigente.

Desde 2024, está em vigor no Acre a Lei Estadual nº 4.394, que proíbe a posse, uso, fabricação, comercialização e importação de linhas cortantes no estado. A norma também estabelece critérios para a prática segura da soltura de pipas, reconhecida como atividade esportiva, que deve ocorrer em locais apropriados e de forma regulamentada.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Agências de Notícias do MPAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Durante formatura de mais de 130 alunos no ensino médio, governador reforça compromisso com a educação pública: ‘estamos no caminho certo’

Raimundo Souza

Curso de Marketing Digital para Produção Cultural inicia no dia 10 de março

Marcio Nunes

População rio-branquense reconhece trabalho de limpeza realizado pela prefeitura na capital

Jamile Romano

Com 84% de floresta preservada, Acre leva protagonismo à COP30 com modelo de governança verde e apoio a comunidades tradicionais

Redacao

Governo entrega mais de 1.170 cestas básicas para atender pessoas em vulnerabilidade e atingidas pela cheia

Jamile Romano

Concursos das rainhas trans e gay agitam a segunda noite do Carnaval da Família

Raimundo Souza