22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC realiza ação conjunta para coibir venda e uso de linhas cortantes em Rio Branco

Publicado em 10/07/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, realizou nesta segunda-feira, 7, uma ação de conscientização e fiscalização conjunta com a Polícia Militar e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), com o objetivo de coibir a venda de linhas cortantes utilizadas para empinar pipas.

A atividade integra a campanha “Cerol Mata”, que visa alertar a população sobre os riscos do uso de materiais cortantes, como o cerol e a linha chilena, na prática de soltar pipas. Além da conscientização, a ação tem caráter fiscalizatório, visando identificar e retirar do comércio produtos proibidos por lei.

O uso de cerol, linha chilena ou de outros materiais cortantes representa grave risco à segurança pública, podendo causar ferimentos graves, amputações e até mortes em decorrência de acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.

Durante a fiscalização, foram inspecionados estabelecimentos comerciais em Rio Branco para verificar a existência e a comercialização desses produtos. A iniciativa visa prevenir acidentes e reforçar o cumprimento da legislação vigente.

Desde 2024, está em vigor no Acre a Lei Estadual nº 4.394, que proíbe a posse, uso, fabricação, comercialização e importação de linhas cortantes no estado. A norma também estabelece critérios para a prática segura da soltura de pipas, reconhecida como atividade esportiva, que deve ocorrer em locais apropriados e de forma regulamentada.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Agências de Notícias do MPAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ufac abre inscrições para 320 vagas de graduação em diversos municípios do Acre

Raimundo Souza

Aberta campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

Marcio Nunes

MPAC e organizadores da Expoacre 2024 discutem estratégias de segurança para o evento

Jamile Romano

Prefeito Bocalom libera R$ 2 milhões para compras de itens básicos aos alagados

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre ultrapassa marca de 100 mil atendimentos em 2024

Jamile Romano

Moradores de Feijó recebem serviços gratuitos do programa Juntos Pelo Acre em parceria com o Projeto Cidadão

Marcio Nunes