24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC propõe transformar terrenos baldios em hortas comunitárias

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) se reuniu na última sexta-feira, 18, com representantes da Prefeitura de Rio Branco, Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), Embrapa e da Universidade Federal do Acre (Ufac) para discutir o aproveitamento de terrenos baldios para a criação de hortas comunitárias em Rio Branco.

A proposta é transformar esses terrenos abandonados em hortas geridas pela Prefeitura, por organizações não governamentais ou por entidades do terceiro setor. O plano inclui o oferecimento de suporte para o planejamento e preparo do solo, visando o cultivo de frutas e verduras que poderão ser utilizadas no banco de alimentos municipal.

O projeto também busca gerar oportunidades de trabalho para famílias de baixa renda, que poderão ser incluídas e remuneradas.

A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Alekine Lopes, que atua na Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, e do promotor de Justiça Rodrigo Curti.

“A nossa proposta é que esses espaços sejam aproveitados de forma institucionalizada, com um planejamento claro sobre o que será plantado, a quantidade necessária e os potenciais compradores. Assim, buscamos uma gestão mais organizada, que pode ser feita pela própria prefeitura ou por uma entidade interessada, transformando esses terrenos em fontes de renda e bem-estar para a população”, disse o promotor Alekine Lopes.

Como encaminhamento, ficou acordado que a Prefeitura irá indicar um terreno próprio para o projeto piloto.

 

[MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Velloso apresenta projeto para regularizar áreas produtivas na Reserva Chico Mendes; veja detalhes

Marcio Nunes

Confira o que pode e o que não pode no Festival da Macaxeira em Rio Branco

Jamile Romano

Pecuária do Acre cresce 20% e movimenta R$ 181 milhões com ações do governo que impulsionam a economia rural

Redacao

Pedro Longo quer garantir validade permanente de laudos médicos de deficiências irreversíveis

Marcio Nunes

Saúde do Acre participa do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas

Marcio Nunes

Bittar confirma vinda de Nicolas Ferreira ao Acre no início de outubro 

Marcio Nunes