25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

MPAC prestigia solenidade de passagem de comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

Publicado em 16/08/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, participou da cerimônia oficial de passagem do cargo de comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a “Brigada Príncipe da Beira”, realizada na noite desta quarta-feira, 13, em Porto Velho (RO).

A solenidade marcou a transição do comando do general Diógenes de Souza Gomes para o general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti. O ato seguiu o protocolo militar e destacou a relevância estratégica da 17ª Brigada de Infantaria de Selva para a região amazônica, além de reconhecer os serviços prestados pelo general Diógenes durante sua gestão.

Reunindo diversas autoridades civis e militares, a cerimônia contou com homenagens, discursos e momentos de confraternização, fortalecendo os laços de parceria entre as Forças Armadas e outras instituições.

Em suas palavras de despedida, Diógenes fez um balanço do período à frente da Brigada, ressaltando a atuação no combate a ilícitos transnacionais, proteção à floresta e apoio às comunidades ribeirinhas e aos povos originários. Já o general Marco Aurélio, ao assumir, reafirmou seu compromisso com a continuidade do trabalho e com o vínculo entre a Brigada e a comunidade local.

“O prestigio conquistado pelo general Diógenes no período em que esteve no comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva pode ser medido pelo quantitativo de pessoas e autoridades que compareceram nesta solenidade. Sua dedicação, competência, serenidade, visão estratégica e espírito de liderança são marcadas por três virtudes que merecem registro: o exemplo pessoal, que inspira subordinados e fortalece a coesão; a capacidade de ouvir e decidir, harmonizando prudência e coragem; o compromisso inabalável com a missão e com a tropa, traduzindo em atos o lema maior de servir ao Brasil. Seu legado permanecerá inscrito não apenas nos relatórios e nos registros históricos da Brigada, mas na memória e no coração daqueles que tiveram a honra de servir sob seu comando”, disse Celso Jerônimo.

“De igual modo, o general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, que doravante assume a grande responsabilidade de comandar a 17ª Brigada, tem reconhecida trajetória militar vitoriosa, dotado que é de preparo técnico, experiência de campo e profundo senso de dever, apto a conservar não apenas os valores, como a missão de proteger a Pátria neste cenário único e estratégico que é a Amazônia”, completou.

(Assessoria MPAC)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito em exercício recebe Embaixador do WCD Norte 2025 para discutir turismo e economia criativa

Jamile Romano

Governo inicia asfaltamento de trecho da Estrada Dias Martins em Rio Branco

Marcio Nunes

Lula diz que relação com a Malásia “muda de patamar” e assina pacote de cooperação

Raimundo Souza

Em 11 meses, mortes no trânsito em 2024 já superam total do ano passado em Rio Branco, alerta Detran

Jamile Romano

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais

Jamile Romano

Estande do Detran atrai atenção de crianças com atividades educativas e lúdicas

Raimundo Souza