22.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC, MPF e MPT inspecionam comunidade terapêutica em Rio Branco

Publicado em 13/12/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira, 9, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), uma inspeção na comunidade terapêutica Ebenézer (Associação Cristã Alfa – Acalfa), em Rio Branco.

A ação, acompanhada pelo promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior, teve o objetivo de verificar se os estabelecimentos cumprem os critérios legais e respeitam os direitos humanos dos atendidos.

“A atuação integrada e conjunta destes órgãos permite uma análise transversal dos serviços oferecidos nestes locais, impedindo o funcionamento irregular e a ocorrência de graves violações de direitos, as quais, caso constatadas, podem demandar o imediato encerramento de suas atividades”, disse o promotor.

A 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde instaurou em novembro 12 procedimentos extrajudiciais para fiscalizar os serviços oferecidos em Comunidades Terapêuticas da Capital.

A inspeção integra uma iniciativa nacional coordenada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF, que ocorreu entre os dias 18 de novembro e 9 de dezembro. No total, foram inspecionadas mais de 50 instituições em 25 estados e no Distrito Federal, voltadas ao tratamento voluntário de transtornos relacionados ao uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.

Durante a inspeção em Rio Branco, foram observados aspectos físicos das instalações, condições de tratamento oferecido e documentação da instituição. Auditores fiscais da Vigilância Sanitária identificaram e apreenderam itens impróprios para o consumo.

Além dos MPs, a ação contou com a participação da Defensoria Pública da União, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretário projeta reestruturação da rede estadual com novas convocações e infraestrutura

Jamile Romano

Governo retifica cronograma de processo seletivo de artesãos para participar de feira nacional

Raimundo Souza

Na edição de 50 anos, governo do Acre garante estrutura histórica da Expoacre

Marcio Nunes

Expoacre 2025 tem nascimento às portas do evento

Jamile Romano

Governo avança em obras da Nova Maternidade, Orla do Quinze e demais projetos importantes do Segundo Distrito de Rio Branco

Jamile Romano

Secretário de direitos humanos defende mudança do Centro Pop como medida de recuperação social

Jamile Romano