23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC leva Projeto Txai e OBSGênero ao Festival Cultural Mani Huxi nas terras indígenas Katukinas

Atualizada em 17/07/2024 09:54

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do projeto “TXAI – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas” em parceria com o Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero), participou, nos dias 13 e 14 de julho, do X Festival Cultural Mani Huxi, realizado na Aldeia Xinã Bena, nas terras indígenas Katukinas, em Feijó. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas.

Na ocasião, o servidor do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial do MPAC (Natera), Diego Oliveira, apresentou o projeto que visa fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do Acre, por meio de um conjunto articulado de ações e iniciativas, dentro da atribuição do MP acreano, visando conferir maior resolutividade à ação ministerial na temática indígena.

A coordenadora administrativa do OBSGênero, Otília Amorim, conduziu uma roda de conversa sobre violência doméstica. Em sua apresentação, Otília abordou questões cruciais sobre a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero, oferecendo um espaço de escuta e orientação para os participantes.

A ação foi realizada a convite de Ronildo Fernandes Kaxinawa, o cacique Bixku, que solicitou a participação do MPAC no evento, destacando a relevância do tema abordado para a comunidade local.

 

[MP/AC]

Artigos Relacionados

Gladson Cameli visita construção da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre

Jamile Romano

Vigilância Epidemiológica de Rio Branco intensifica vacinação contra influenza até 31 de janeiro

Marcio Nunes

Servidores da Secom são capacitados sobre Nova Lei de Licitações

Marcio Nunes

Ministério da Saúde reajusta bolsa do Mais Médicos em 8,4%

Marcio Nunes

Operação da PF: Ex-candidato a prefeito, Marcus Alexandre,e vereadores são alvos de investigação

Jamile Romano

Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Raimundo Souza