23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC lança novo canal de denúncias para atendimento a vítimas de violência de gênero

Publicado em 13/09/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), lançou um novo canal de denúncias voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, violência obstétrica, crimes sexuais contra maiores de 18 anos, crimes contra o público LGBTQIAPN+, além de outras vítimas em situação de vulnerabilidade.

A página disponibiliza um formulário de denúncia, no qual a vítima deve fornecer informações sobre o agressor e a ocorrência. Além disso, oferece um sistema de acompanhamento do status da denúncia, permitindo à vítima monitorar o andamento do processo e suas etapas.

Constam ainda informações sobre os tipos de violência acompanhados pelo CAV, uma lista de telefones e endereços das instituições da rede de atendimento, além do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, que ajuda a identificar o risco de violência e orientar as ações de segurança e apoio às vítimas.

Sobre o CAV

O CAV é um órgão auxiliar do MPAC, com foco principal no atendimento a vítimas de violência de gênero, sem deixar de amparar outras vítimas em situação de vulnerabilidade. A equipe multidisciplinar do centro é composta por profissionais das áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, assegurando um atendimento integral e humanizado.

O atendimento pode ser realizado de forma presencial, remota ou, quando necessário, domiciliar, garantindo que cada caso seja tratado com a devida sensibilidade e conforme suas especificidades. As ações e encaminhamentos são sempre realizados com o consentimento da pessoa atendida, respeitando sua autonomia e necessidades.

 

[Agência de Notícias do MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo sanciona lei que determina a inclusão do ensino de Libras na grade do ensino fundamental estadual

Jamile Romano

Com mais cirurgias, especialistas e tecnologia, Sesacre avança em 2025

Raimundo Souza

Cruzeiro do Sul: MPAC ajuíza ação civil pública para regularização do Centro de Zoonoses

Jamile Romano

Fundhacre realiza primeiro implante de prótese testicular do estado

Redacao

Governo do Acre promove fórum com participação de povos indígenas e comunidades tradicionais

Raimundo Souza

Senado aprova o relatório de Petecão que premia profissionais da Segurança Pública

Jamile Romano