24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC institui normas de conduta para membros e servidores durante o período eleitoral

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) publicou nesta sexta-feira, 30, no Diário Eletrônico, o Ato PGJ n.º 57/2024, que estabelece diretrizes para a conduta de membros e servidores da instituição durante o período eleitoral de 2024.

A medida tem o objetivo de orientar os integrantes do órgão ministerial quanto a observância da legislação eleitoral no âmbito do MPAC.

Veja as regras estabelecidas pelo Ato PGJ n.º 57/2024:

*Membros do MPAC não podem participar de atividades político-partidárias, exceto aqueles que estejam oficialmente afastados para concorrer a cargos eletivos.

*Servidores não podem participar de eventos ou atos de campanha eleitoral durante o horário de trabalho. Exceto aos que estiverem de férias, ou licença.

*Membros e Servidores não podem:

-Frequentar as dependências do MPAC, caso estejam concorrendo a mandatos eletivos, com intuito de exercer influência sobre os colegas de trabalho no horário de expediente e angariar votos.

-Usar telefones funcionais, computadores, veículos de serviço ou qualquer meio eletrônico institucional para manifestações eleitorais, mesmo fora do horário de expediente.

-Veicular propaganda política em qualquer dependência do órgão ministerial, bem como o uso de materiais publicitários eleitorais, a exemplo de “santinhos”, volantes, panfletos e adesivos individuais, que representem propaganda de candidato ou partido político.

-Usar camisetas, bonés, broches, dísticos, faixas e qualquer outra peça de vestuário que contenha alusão, ainda que indireta, de caráter eleitoral;

-Fazer menção, divulgação ou qualquer forma de alusão a candidatos, partidos ou coligações no momento da prestação do serviço público a cargo desta Instituição.

-Acessar qualquer rede social particular por meio de equipamentos da Instituição para fins eleitorais.

Também está proibida a entrada de veículos adesivados com propaganda eleitoral nos estacionamentos da instituição.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC se reúne com Prefeitura de Rio Branco para tratar sobre o Programa “1001 Dignidades”

Jamile Romano

Em audiência pública, governo do Acre debate ações de enfrentamento aos alagamentos em Rio Branco

Jamile Romano

Pane na Oi deixa mais de 200 mil usuários sem internet no Acre

Jamile Romano

Liderança indígena do Acre que teve encontro com papa Francisco lamenta morte do pontífice e lembra atenção dirigida para Amazônia

Jamile Romano

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Educação leva jogos matemáticos e sala de robótica à escola Zuleide Pereira

Raimundo Souza