23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

MPAC e Polícia Militar realizam Operação Hemostasia contra facção Comando Vermelho

Publicado em 08/10/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre, iniciou na madrugada desta quarta-feira, 8 de outubro, a Operação Hemostasia.

A ação tem como objetivo cumprir 26 mandados de busca e apreensão e três ordens de prisão preventiva. As medidas foram autorizadas pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco e são direcionadas a pessoas investigadas por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho.

A operação mobilizou cerca de 80 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público. O foco da ação é desarticular núcleos da facção que atuam em diferentes áreas da capital acreana.

As investigações conduzidas pelo Gaeco tiveram como ponto de partida a análise de dados extraídos de celulares apreendidos com membros da facção. Esses dados revelaram a existência de uma rede articulada responsável tanto por repasses financeiros quanto pela distribuição de entorpecentes.

De acordo com o promotor de Justiça Bernardo Albano, que coordena o Gaeco, a operação representa mais um avanço na estratégia de combate ao crime organizado no estado. Ele destacou o trabalho conjunto entre instituições, o uso da inteligência e a firme atuação do Ministério Público em defesa da população.

O major Vladisney Silva, da Polícia Militar, reforçou o caráter técnico da ação e o trabalho em equipe com o MPAC. Segundo ele, a operação é fruto da união entre inteligência e força tática, conduzida com planejamento, responsabilidade e foco na segurança das comunidades. Para o oficial, essa atuação conjunta reafirma a presença do Estado no enfrentamento às facções criminosas e na preservação da ordem pública.

Significado do nome da operação
O nome “Hemostasia” foi escolhido como referência ao termo da medicina que significa a interrupção de uma hemorragia. O conceito simboliza o esforço para conter o avanço das atividades do Comando Vermelho por meio de uma ação coordenada e precisa das autoridades envolvidas.

Combate contínuo ao crime organizado
A Operação Hemostasia faz parte do plano estratégico do MPAC voltado ao enfrentamento de organizações criminosas, com apoio das forças de segurança pública, atuando de forma integrada e com base em inteligência.

Canal de denúncias sigiloso
Como parte da estratégia de apoio às investigações, o MPAC mantém o canal “Investigador Cidadão”, destinado ao recebimento de denúncias não emergenciais relacionadas a crimes organizados. As informações podem ser enviadas de forma anônima pelo WhatsApp, no número (68) 99993-2414. O sigilo do denunciante é totalmente preservado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com apoio da Prefeitura, produtores de Rio Branco ampliam colheita de arroz

Jamile Romano

Refis do Saerb começa em agosto para regularização de dívidas vencidas

Raimundo Souza

Caminhada das Mães e atrações marcam a Feira do Amor em Rio Branco

Jamile Romano

Empreendedor transforma influência digital em negócio com apoio do Sebrae

Jamile Romano

Condenação de Ramagem deve aumentar ainda mais as tensões entre Congresso e STF

Raimundo Souza

Preparativos carnaval: Sorteio define comerciantes que irão vender alimentos e bebidas

Marcio Nunes