23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC e organizadores da Expoacre 2024 discutem estratégias de segurança para o evento

Publicado em 14/08/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou, na manhã desta terça-feira (13), uma reunião na sala das sessões para discutir as medidas de fiscalização e segurança que serão implementadas durante a Cavalgada e a 49ª edição da Expoacre, programada para ocorrer de 31 de agosto a 8 de setembro.

O encontro contou com a participação do procurador de Justiça Carlos Maia, coordenador do grupo designado para acompanhar e fiscalizar o evento, e do promotor de Justiça Alekine Lopes, titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre.

Também estiveram presentes representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, além de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, RBTrans, Imac, Idaf e Vigilância Sanitária Estadual.

Durante a reunião, foram discutidas ações para aprimorar a organização do evento e prevenir problemas identificados em edições anteriores, com ênfase na proteção dos animais, na segurança dos participantes e no controle do trânsito, entre outros aspectos.

O procurador de Justiça Carlos Maia destacou que, mais uma vez, o MPAC contará com um estande no local e estará mobilizado com a participação de várias promotorias e órgãos de apoio, como o Centro de Apoio Operacional (CAOP) do Consumidor, Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).

“Teremos diversos órgãos do Ministério Público presentes no estande, oferecendo nossos serviços à população, além de equipes que atuarão na fiscalização do evento, desde a Cavalgada, para assegurar o cumprimento de todas as normas”, afirmou o procurador de Justiça.

Assim como em anos anteriores, o MPAC também emitirá recomendações que tratarão desde a proteção contra maus-tratos a animais até a segurança dos participantes e a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.

O promotor de Justiça Alekine Lopes ressaltou a importância de garantir o bem-estar dos animais, especialmente durante a Cavalgada e o Rodeio, com o aumento da fiscalização e a garantia de condições adequadas para os cavalos, como o fornecimento de água e a proibição de práticas que possam causar sofrimento.

“Vamos enfatizar essas e outras medidas na recomendação, e, em caso de descumprimento, tomaremos as providências necessárias”, frisou o promotor.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC recebe representantes do Movimento da População em Situação de Rua

Jamile Romano

Bolsonaro vem a Rio Branco dia 21 de março, acompanhado da esposa Michele e passam aniversário no Acre

Jamile Romano

Estado divulga programação oficial da Expoacre, que terá show de Fernanda Brum na noite gospel

Marcio Nunes

Imac emite Licença de Operação a produtor com rendimento anual de mais de 10 toneladas de pescado em Feijó

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco intensifica reparos na rede de água após rompimento de adutora

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco faz monitoramento de fogo em Aterro de Inertes na capital

Marcio Nunes