25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC denuncia funcionário de supermercado por injúria racial

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ofereceu denúncia contra um funcionário de supermercado acusado de prática do crime de injúria racial contra um cliente negro.

De acordo com as investigações, o caso ocorreu no dia 6 de abril, nas dependências de um supermercado localizado na Avenida Getúlio Vargas. A vítima, ao sair do estabelecimento em direção ao estacionamento, foi abordada pelo acusado sob a alegação de tentativa de furto.

A denúncia descreve que, mesmo não tendo havido qualquer flagrante de furto, o acusado seguiu a vítima até o estacionamento e a acusou publicamente de ter subtraído um produto do local. As diligências do MPAC indicam que não houve qualquer respaldo concreto para a acusação, sendo esta baseada em preconceito racial e estereótipos. O episódio, segundo a Promotoria, se insere no contexto do racismo estrutural.

No curso da apuração, o MPAC solicitou por duas vezes que o supermercado indicasse a identidade do segurança envolvido na abordagem. A empresa, entretanto, não colaborou com as investigações e não respondeu aos pedidos de forma objetiva. A ausência de suporte institucional ao colaborador também foi apontada na denúncia.

O Ministério Público ofereceu a denúncia com base no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/1989, que trata de crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça ou cor. Considerando a gravidade dos fatos, o MPAC deixou de propor acordo de não persecução penal, com fundamento em entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal, que veda medidas despenalizadoras para crimes de natureza racial.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pedro Pascoal afirma que Hosmac só será desativado após estruturação completa da rede estadual de saúde mental

Kevin Souza

Covid-19: Acre aparece com tendência de crescimento no número de infecções, diz Fiocruz

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza intervenção em adutora rompida no Centro da capital

Jamile Romano

Ao pagar com Pix, clientes concorrem a dois anos de conta de energia elétrica grátis

Jamile Romano

Policias do Acre deflagram operação contra faccionados que cobravam “impostos” nos bairros

Jamile Romano

Estado do Acre oferece exame complexo para diagnóstico de doenças no pâncreas e vias biliares

Jamile Romano