24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC ajuíza ação para reestruturação da rede de saúde básica em Porto Acre

Publicado em 29/11/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre, ajuizou uma ação civil pública com obrigação de fazer contra o município de Porto Acre, visando a reestruturação da rede de atenção básica à saúde. A medida decorre de irregularidades identificadas em relatórios elaborados pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC).

Segundo a ação, os documentos apresentados ao MPAC evidenciam um cenário de precariedade que compromete a universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os problemas constatados, estão a insuficiência de equipamentos e medicamentos, instalações inadequadas e ausência de condições mínimas de higiene e acessibilidade.

Na ação, o MPAC requer que o Município realize, no prazo de 120 dias, obras de revitalização estrutural nas unidades de saúde, incluindo melhorias na rede elétrica, hidráulica, sanitária e acessibilidade. Também são solicitados a aquisição e o fornecimento de insumos, equipamentos médicos e materiais essenciais para garantir o funcionamento adequado das unidades.

Por fim, o MPAC também pede que o Município regularize documentações como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e certificados de manutenção das instalações. Em caso de descumprimento, solicita a aplicação de multa diária de R$ 1 mil.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após decisão judicial, governo convoca médica aprovada em concurso da Sesacre

Kevin Souza

Justiça determina implantação de leitos de saúde mental em hospital de Brasileia após ação da Defensoria

Marcio Nunes

Com mais de 160 profissionais certificados, governo fortalece o turismo por meio de parcerias

Marcio Nunes

Confaz ratifica convênios do ICMS e Acre adere a benefício no transporte intermunicipal

Kevin Souza

Governo recebe passaportes com vistos liberados para agentes de segurança pública que vão participar de curso da SWAT nos Estados Unidos

Raimundo Souza

Governo do Acre abre credenciamento para avaliadores de projetos culturais

Jamile Romano