35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC ajuíza ação para garantir transparência de dados ambientais no Acre

Publicado em 22/05/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), ajuizou ação civil pública com pedido de tutela provisória de urgência contra o Estado do Acre e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

A demanda visa compelir o Imac ao cumprimento integral das obrigações de transparência ativa previstas na Lei Federal nº 10.650/2003 (Lei de Acesso à Informação Ambiental) e na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

A ação decorre de investigações conduzidas pelo MPAC e pelo Ministério Público Federal (MPF), que identificaram omissões sistemáticas do Imac na disponibilização de informações ambientais. Entre as irregularidades constatadas estão a ausência de dados sobre licenciamentos, autorizações de supressão vegetal, autos de infração, termos de ajustamento de conduta e estudos de impacto ambiental.

Relatórios técnicos apontaram que o portal do Imac não atende aos requisitos legais, dificultando o controle social sobre as políticas ambientais no estado. O MPAC destacou que, mesmo após a celebração de contrato no valor de R$ 4 milhões para desenvolvimento de sistema informatizado em 2022, o Imac não implementou melhorias concretas. A autarquia alegou questões técnicas e defasagem de pessoal, mas não apresentou cronograma efetivo para sanar as falhas.

Na ação, o MPAC solicita a concessão de tutela de urgência para determinar ao Imac que disponibilize, em 30 dias, informações ambientais mínimas em seu portal eletrônico. Solicita ainda a apresentação de cronograma detalhado para implementação de sistema definitivo, relatório sobre a execução do contrato vigente e designação de servidor responsável pelo monitoramento das obrigações. O pedido inclui multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre reintegra pacientes ao serviço de hemodiálise do Estado

Jamile Romano

Em três dias, mutirão de cirurgias de joelho opera 20 pessoas no Hospital do Juruá

Jamile Romano

Com mutirões em seis municípios, governo realiza mais de 100 cirurgias por meio do Opera Acre e avança na redução das filas de espera

Raimundo Souza

Mailza Lidera Transformação na SEASDH com Avanços Marcantes nas Políticas Sociais do Acre

Marcio Nunes

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Mergulho Autônomo

Marcio Nunes

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT, afirma que a BR-364 ficou em segundo plano durante o Governo de Jair Bolsonaro

Raimundo Souza