27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC ajuíza ação e assegura oferta regular de medicamentos no Hospital Regional do Alto Acre

Publicado em 14/01/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Brasileia, obteve decisão judicial favorável em ação civil pública destinada a regularizar o fornecimento de medicamentos e insumos essenciais ao funcionamento do Hospital Regional do Alto Acre.

A sentença, proferida pelo Juízo da Vara Cível da Comarca de Brasileia, determinou que o Estado do Acre adquira e forneça os itens necessários no prazo de 15 dias após o trânsito em julgado, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 200 mil.

O procedimento foi motivado por denúncias relacionadas à falta de medicamentos e materiais hospitalares. Durante vistoria realizada pelo MPAC em conjunto com o Conselho Regional de Medicina, constatou-se a ausência de medicamentos essenciais ao atendimento de emergências, controle de dor, infecções e hipertensão, além de outros quadros clínicos relevantes.

Também foram identificadas deficiências no estoque de insumos básicos necessários para a realização de procedimentos médicos emergenciais e eletivos.

A Justiça acolheu o pedido do MPAC e reconheceu a necessidade de garantir o fornecimento contínuo dos medicamentos e insumos na unidade hospitalar, destacando que a falta deles revela uma situação de vulnerabilidade extrema, que compromete o atendimento médico e expõe a população a riscos desnecessários.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Município e Estado firmam parceria para intervir no Programa Ruas do Povo

Marcio Nunes

Iapen leva atendimento de emissão de carteiras de visitante à OCA de Brasileia

Marcio Nunes

Ifac alinha oferta de cursos EaD com secretarias dos 22 municípios acreanos

Jamile Romano

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado com festa em Rio Branco

Raimundo Souza

Superintendente do Sebrae no Acre recebe Comenda de Registro Mercantil da FENAJU

Marcio Nunes

Entrevista de ontem, domingo, 15, no programa “O X Questão” na “TV Rio Branco canal 8.1” e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”

Raimundo Souza