24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC acompanha inauguração da turma da EJA para pessoas em situação de rua

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Direitos Humanos, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), participou na manhã desta segunda-feira (20) da inauguração da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Pop, em Rio Branco.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), visa alfabetizar pessoas em situação de rua, promovendo a sua reinserção social e profissional.

Em abril deste ano, a Promotoria de Direitos Humanos, em conjunto com o Natera, reuniu-se com diversos órgãos para traçar novas estratégias e dar continuidade à escolarização, atendendo às especificidades do público atendido.

O fortalecimento da escolarização e profissionalização de pessoas em situação de rua é uma ação prioritária para o MPAC, com o objetivo de estreitar o diálogo com os serviços públicos municipais, estaduais e o terceiro setor, possibilitando novas oportunidades para públicos vulnerabilizados.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa destacou que o MPAC monitora o plano de ação que foi desenvolvido para garantir as políticas públicas para as pessoas em situação de rua e que a turma da EJA é uma das iniciativas que são acompanhadas.

“É uma política pública complexa, transversal, que envolve a escolarização, a profissionalização, a moradia, o lazer, o esporte, entre outros aspectos, visando garantir a dignidade e autonomia dessas pessoas, inclusive podendo restabelecer os seus vínculos com os familiares. Uma das ações propostas foi a alfabetização, a aceleração no processo de aprendizado, de profissionalização, de modo também a encaminhá-los para a capacitação para o mercado de trabalho”, ressaltou o promotor.

 

[MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Suspenso há 4 anos devido a pandemia da Covid-19, Festival do Povo Arara é realizado este fim de semana

Jamile Romano

Governo do Acre acompanha obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo em Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco prestigia posse da nova administração do TJ/AC

Raimundo Souza

Após infarto, advogado sofre acidente no caminho do pronto-socorro de Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Militar recebe usina solar e equipamentos sustentáveis da Energisa para uso no Bope

Redacao

MPAC ajuíza ação civil pública para que o Estado do Acre adote ações imediatas no combate a incêndios florestais

Jamile Romano