Atualizada em 01/10/2024 08:58
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do programa MP na Comunidade, participou no último sábado, 28, do Círio Social, realizado na Escola Lourival Pinho, em Rio Branco. A iniciativa, organizada em parceria com a Diocese de Rio Branco, contou com o apoio de várias instituições e ofereceu diversos serviços à população.
Entre os serviços disponibilizados pelo MPAC, estavam os atendimentos da Promotoria Eleitoral da 9ª Zona e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caop Eleitoral), que forneceram esclarecimentos sobre o processo eleitoral. Também foram oferecidos atendimentos jurídicos pelas 7ª e 8ª Promotorias Cíveis, além dos serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).
A Ouvidoria Geral do MPAC esteve presente para receber denúncias e manifestações da comunidade, enquanto o Grupo de Trabalho para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) realizou coleta de dados para auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para essa população.
O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz) conduziu ações de mediação de conflitos e círculos de diálogo, oferecendo suporte para demandas de conciliação. Já o Centro de Apoio Operacional (Caop) do Meio Ambiente promoveu uma palestra sobre a prevenção de queimadas, reforçando o compromisso do MPAC com a conscientização ambiental.
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais e coordenadora-geral do MP na Comunidade, Rita de Cássia Nogueira, destacou que o evento é uma forma de levar cidadania às comunidades.
“O Ministério Público só tem a agradecer a todos os nossos parceiros e integrantes do MP por essa dedicação, por essa doação de tempo para levarmos cidadania e Justiça para as pessoas. Cidadania é garantir o acesso aos serviços públicos essenciais. Sabemos que nossa comunidade é muito carente de assistência à saúde, inclusive odontológica, social e jurídica, e queremos expandir ainda mais os nossos serviços”, afirmou.
Também estiveram presentes na ação os promotores de Justiça Dayan Albuquerque, Teotônio Rodrigues Júnior, Ocimar Sales Júnior e Mariano Jeorge de Melo.
O Círio Social contou também com assessoria jurídica, emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento e primeira via de carteira de identidade. Na área da saúde, foram realizados atendimentos odontológicos, vacinação e consultas médicas com especialistas, como cardiologistas e pediatras, além de exames preventivos e testes para detecção de câncer de pele e de boca.
[Agência de Notícias do MPAC]