23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MP na Comunidade: MPAC leva diversos serviços à população durante o Círio Social em Rio Branco

Atualizada em 01/10/2024 08:58

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do programa MP na Comunidade, participou no último sábado, 28, do Círio Social, realizado na Escola Lourival Pinho, em Rio Branco. A iniciativa, organizada em parceria com a Diocese de Rio Branco, contou com o apoio de várias instituições e ofereceu diversos serviços à população.

Entre os serviços disponibilizados pelo MPAC, estavam os atendimentos da Promotoria Eleitoral da 9ª Zona e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caop Eleitoral), que forneceram esclarecimentos sobre o processo eleitoral. Também foram oferecidos atendimentos jurídicos pelas 7ª e 8ª Promotorias Cíveis, além dos serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).

A Ouvidoria Geral do MPAC esteve presente para receber denúncias e manifestações da comunidade, enquanto o Grupo de Trabalho para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) realizou coleta de dados para auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para essa população.

O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz) conduziu ações de mediação de conflitos e círculos de diálogo, oferecendo suporte para demandas de conciliação. Já o Centro de Apoio Operacional (Caop) do Meio Ambiente promoveu uma palestra sobre a prevenção de queimadas, reforçando o compromisso do MPAC com a conscientização ambiental.

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais e coordenadora-geral do MP na Comunidade, Rita de Cássia Nogueira, destacou que o evento é uma forma de levar cidadania às comunidades.

“O Ministério Público só tem a agradecer a todos os nossos parceiros e integrantes do MP por essa dedicação, por essa doação de tempo para levarmos cidadania e Justiça para as pessoas. Cidadania é garantir o acesso aos serviços públicos essenciais. Sabemos que nossa comunidade é muito carente de assistência à saúde, inclusive odontológica, social e jurídica, e queremos expandir ainda mais os nossos serviços”, afirmou.

Também estiveram presentes na ação os promotores de Justiça Dayan Albuquerque, Teotônio Rodrigues Júnior, Ocimar Sales Júnior e Mariano Jeorge de Melo.

O Círio Social contou também com assessoria jurídica, emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento e primeira via de carteira de identidade. Na área da saúde, foram realizados atendimentos odontológicos, vacinação e consultas médicas com especialistas, como cardiologistas e pediatras, além de exames preventivos e testes para detecção de câncer de pele e de boca.

[Agência de Notícias do MPAC]

Artigos Relacionados

Eleitores têm até 8 de maio para pedir 1ª via do título e resolver pendências no cadastro eleitoral

Jamile Romano

Investimento de R$ 5,5 milhões do senador Petecão viabiliza restaurante universitário em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Rio Branco ganha selo UNICEF, por melhorar condições de vida de crianças e adolescentes

Marcio Nunes

2ª Corrida do Ifac reúne mais de 500 pessoas e arrecada brinquedos e alimentos

Jamile Romano

Secretaria da Mulher lança cartilha de direitos das mulheres no mercado de trabalho 

Marcio Nunes

Asfalta Rio Branco muda realidade dos moradores na regional da Sobral

Marcio Nunes